✦ Mundo

Na ONU: 39 países condenam violações de direitos humanos cometidas pelo governo comunista da China

  O Reino Unido e a Alemanha lideraram um grupo de 39 Estados membros na condenação do tratamento dado pela China aos uigures e a imposição de duras medidas de segurança em Hong Kong na Assembleia Geral da ONU, sinalizando uma oposição crescente às políticas de Pequim por parte da comunidade internacional, informou a Radio Free Asia (RFA).

Em um comunicado conjunto emitido na terça-feira (6) para o comitê de direitos humanos da Assembleia Geral, as duas nações – bem como os EUA, Canadá, Austrália, Japão e vários membros da União Europeia – criticaram a China por sua perseguição aos uigures em Xinjiang (XUAR), região autônoma chinesa.

Os países também expressaram preocupação com as disposições da Lei de Segurança Nacional de Hong Kong, recentemente aprovada, que eles disseram não estar em conformidade com as obrigações legais internacionais da China.

O embaixador alemão da ONU, Christoph Heusgen, disse ao comitê que os 39 Estados membros viram “um número crescente de relatórios de graves violações dos direitos humanos” no XUAR, onde as autoridades teriam detido arbitrariamente até 1,8 milhão de uigures e outros hrupos minoritários em um vasta rede de campos de “internamento” desde o início de 2017.

Os países apontaram “severas restrições” à liberdade de religião ou crença e à liberdade de movimento, associação e expressão, bem como à cultura uigur. Eles também observaram uma vigilância generalizada de que “continua desproporcionalmente a visar os uigures e outras minorias”, à medida que mais relatórios surgem de trabalho forçado e controle de natalidade forçado, incluindo esterilização em massa.

“Pedimos à China que permita o acesso imediato, significativo e irrestrito a Xinjiang para observadores independentes, incluindo o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos e seu Escritório, e detentores de mandatos de procedimentos especiais relevantes”, disse a declaração.

Os Estados membros instaram a China a implementar as recomendações feitas em agosto de 2018 pelo Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD), inclusive abstendo-se da detenção arbitrária de uigures e outras minorias, ao mesmo tempo em que apelam a todos os países para respeitarem o princípio de não repulsão daqueles que fugiram da repressão no XUAR.

Eles insistiram que a China também respeite os direitos humanos na Região Autônoma do Tibete (TAR), onde os tibetanos viram suas liberdades serem violadas sob o governo comunista de Pequim e enfrentam trabalho forçado e outras políticas vistas no XUAR.

Os países também expressaram “profunda preocupação” com elementos da Lei de Segurança Nacional de Hong Kong de 1º de julho, que proíbe palavras e atos considerados pelas autoridades como “separatismo, subversão ou terrorismo”, ou “conivência com uma potência estrangeira”. De acordo com a lei, certos casos podem ser transferidos para julgamento no continente chinês.

Eles disseram que as autoridades devem garantir os direitos protegidos pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e a Declaração Conjunta assinada entre Londres e Pequim antes da transferência de Hong Kong do Reino Unido para a China em 1997, incluindo liberdade de expressão, imprensa e reunião.

“Também pedimos à China que defenda a autonomia, direitos e liberdades em Hong Kong e respeite a independência do judiciário de Hong Kong”, disseram os países.

Apoio crescente

A condenação de terça-feira (6) marcou um aumento significativo no número de países dispostos a enfrentar as ameaças do  Partido Comunista Chinês de cortar o comércio com as nações que apoiam tais declarações. Uma resolução semelhante no ano passado recebeu apenas 23 apoiadores.

A mudança na diplomacia de direitos ocorre em um momento em que a opinião pública em vários países se irrita com o Governo do Partido Comunista Chinês.

Uma pesquisa publicada na terça-feira (6) pelo Pew Research Center revelou que mais de dois terços das pessoas em 14 países proeminentes não expressaram confiança no líder chinês, Xi Jinping, para buscar uma política externa construtiva. Uma das razões mais amplamente citadas foi a falta de transparência da China no tratamento do surto de covid-19, que se originou na cidade chinesa de Hubei, no final do ano passado.

A imagem pública da China na União Europeia nos últimos anos está cada vez mais desgastada. Vários países europeus, incluindo Itália, Espanha e Suíça, estavam dispostos a apoiar uma resolução condenando a China pela primeira vez este ano.

Dolkun Isa, presidente do grupo de exilados do Congresso Mundial Uigur com sede em Munique, na Alemanha, aplaudiu a declaração de terça-feira, que ele disse ser “prova de que a comunidade internacional está conosco e que não estamos sozinhos”.

“Isso também prova que a comunidade internacional está sendo persuadida diariamente por nossa justa causa”, disse ele ao Serviço Uigur da RFA. “Como resultado, muitas nações estão assumindo nosso problema.”

A China emitiu um comunicado defendendo suas políticas no XUAR como parte de uma estratégia eficaz contra as “ameaças de terrorismo e extremismo” e garantiu o apoio de 45 outros países para apoiá-la.

Turquia

Embora a Turquia – uma nação que abriga mais de 50.000 uigures que fugiram para escapar da perseguição na China e cujo povo compartilha afinidades culturais e linguísticas com o grupo étnico turco – não tenha incluído seu nome na resolução de terça-feira, sua missão junto à ONU divulgou uma declaração na qual afirma que a situação dos direitos no XUAR “continua sendo motivo de preocupação” e que as recomendações do CERD “ainda são válidas hoje e precisam ser postas em prática”.

“Embora respeitando a integridade territorial da China, a expectativa da Turquia, que é bem conhecida pela comunidade internacional, bem como pelas autoridades chinesas, é que turcos uigures e outras minorias muçulmanas vivam em paz e prosperidade como cidadãos iguais da China, e que sua cultura e as identidades religiosas sejam respeitadas e garantidas”, disse a missão turca.

“Como um país que tem laços étnicos, religiosos e culturais com os turcos uigures, estamos particularmente alarmados com os relatórios e notícias publicadas recentemente sobre supostas práticas de direitos humanos contra os turcos uigures e outras minorias muçulmanas em Xinjiang.”

A missão da Turquia ecoou um apelo por “uma visita significativa, completa e irrestrita do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos a Xinjiang” e exortou a China a agir de maneira transparente sobre a questão.

Em fevereiro de 2019, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia emitiu uma rara declaração de crítica à China, exigindo que as autoridades fechassem os campos de internamento no XUAR.

Durante uma viagem à China em julho do ano passado, no entanto, o líder turco Recep Tayyip Erdogan prometeu cooperação de segurança com Pequim e disse que os residentes do XUAR vivem vidas felizes e prósperas sob o governo de Pequim, segundo a televisão estatal chinesa.

Um tratado de extradição de 2017 assinado entre Pequim e Ancara – embora não tenha sido ratificado – foi submetido por Erdogan para consideração há um ano na Grande Assembleia Nacional (TBMM). Observadores temem que o alvo seja especificamente uigures na nação de maioria muçulmana para repatriação forçada à China.

O governo turco há tempos se recusava a extraditar ou deportar os uigures de volta para a China, mas isso mudou em junho do ano passado – dois meses depois que o tratado foi submetido ao parlamento – quando a Turquia mandou vários para casa via o Tajiquistão, incluindo uma mulher chamada Zinnetgul Tursun e junto a ela, suas duas filhas pequenas.

Um mês depois, a irmã de Tursun – que vive no exílio na Arábia Saudita – soube por sua mãe no XUAR que seu irmã havia “desaparecido” e que a família não tinha informações sobre o que havia acontecido com ela, antes de alertá-la para não entrar mais em contato, com medo de mais represálias.

Jogos de Inverno de 2022

Nos EUA, na quarta-feira (7), o senador americano Rick Scott pediu ao Comitê de Relações Exteriores do Senado que aprovasse sua resolução apelando ao Comitê Olímpico Internacional para remover os Jogos de Inverno de 2022 de Pequim, citando “graves violações dos direitos humanos” contra os uigures.

A proposta de Scott segue a aprovação de duas leis pela Câmara dos Representantes no mês passado, com o objetivo de bloquear a importação de produtos feitos com trabalho forçado no XUAR.

“Enquanto o secretário-geral Xi [Jinping] continuar neste curso indefensável, a China comunista não deveria ser recompensada com os Jogos Olímpicos de 2022”, escreveu Scott em uma carta ao comitê do Senado americano.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br