✦ Mundo

Crise no governo de Gabriel Boric: Ministra da Justiça e chefe de Gabinete renunciam no Chile

“Quando ocorrem situações destas características na política, temos de assumir responsabilidades ”, argumentou o presidente a propósito do anúncio do indulto de onze pessoas, quando já eram treze.

   O presidente do Chile, Gabriel Boric, confirmou neste sábado (7) que aceitou a renúncia de sua ministra da Justiça e Direitos Humanos, Marcela Ríos, e sua substituição pelo advogado Luis Cordero em meio à polêmica sobre os indultos concedidos aos condenados pelo surto antes da chegada de Boric ao poder.

“Por ter havido desordem na execução de minha decisão de conceder indultos e também considerando a necessidade de fortalecer a gestão política do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, decidi aceitar a renúncia de Marcela Ríos Tobar de tal pasta”, disse ele explicou Boric em declarações recolhidas pelo jornal El Mercurio .

“Quando ocorrem situações destas características na política, temos de assumir responsabilidades ”, argumentou o presidente a propósito do anúncio do indulto de onze pessoas, quando já eram treze.

A concessão de indultos a condenados por atos praticados durante a revolta social iniciada em 2019 foi uma das promessas de campanha de Boric . O chamado surto social deixou cerca de trinta mortos, cerca de 400 pessoas com lesões oculares devido à repressão policial e milhares de agentes feridos.

A oposição havia criticado a ministra Ríos e anunciado a apresentação na próxima segunda-feira de uma acusação constitucional contra ela, que pode prosperar mesmo após a renúncia. Além disso, não está descartada a possibilidade de ingressar com esta mesma ação contra a Boric.

Ríos também foi questionada sobre sua gestão na nomeação do procurador nacional, cujos dois primeiros nomes propostos pelo presidente foram rejeitados pelo Parlamento. Um terceiro candidato para esse cargo deve ser votado nesta segunda-feira, 9 de janeiro.

Boric também anunciou a demissão de seu chefe de gabinete e principal assessor, Matías Meza-Lopehandía, advogado especializado em direitos humanos e povos indígenas que o acompanhava desde a campanha eleitoral. Sua saída, após 10 meses no cargo, ocorre também após ser questionado sobre sua suposta responsabilidade pelo erro na folha de pagamento dos 13 indultados, pois teve papel importante na seleção dos processos.

A polêmica sobre os indultos de Boric cresceu quando se tornou conhecida a ficha de um dos favorecidos: Jorge Mateluna, ex-integrante do grupo armado Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR), condenado por assalto a um banco em 2013.

Esta é a segunda grande crise de governo que o presidente enfrenta desde que assumiu o cargo em março de 2021. A primeira fissura ocorreu após o triunfo da rejeição no plebiscito para mudar a constituição realizado em 4 de setembro e, em seguida, dois de seus colaboradores mais próximos, o ministro do Interior, Izkia Siches, e o das relações com o Governo e o Congresso, Giorgio Jackson.

Com informações da AFP e EFE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br