✦ Mundo
Tendência

Com horas de atraso, presidente da Guatemala toma posse

Bernardo Arévalo de León foi empossado apenas na madrugada desta segunda-feira

  O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo de León, finalmente tomou posse na madrugada desta segunda-feira (15) após um intenso dia cheio de incidentes e vários meses de incertezas, durante os quais o Ministério Público tentou evitar a todo custo a sua chegada ao poder.

A posse estava marcada para a tarde deste domingo (14), mas foi adiada em mais de dez horas e vários chefes de Estado, incluindo o rei de Espanha, Felipe VI, deixaram o país sem testemunhar a cerimônia. O mesmo aconteceu com o presidente do Chile, Gabriel Boric, que deixou o país centro-americano à tarde por ter “compromissos” em seu país na manhã desta segunda.

Arévalo de León foi empossado como chefe de Estado no final de um dia em que a transferência de poder esteve em risco pelo fato de o Congresso em fim de legislatura ter atrasado excessivamente alguns procedimentos legais rotineiros. Ele venceu as eleições presidenciais de 2023 com o partido progressista Movimento Semente, nascido das manifestações de 2015.

SEM A PRESENÇA DE GIAMMATTEI
O presidente em fim de mandato, Alejandro Giammattei, não compareceu pessoalmente ao Teatro Nacional para a cerimônia de transferência de poder e enviou os símbolos institucionais por intermédio de sua secretária. Por outro lado, seu vice-presidente, Guillermo Castillo, de quem está afastado desde 2020, esteve presente na cerimônia e entregou o cargo à bióloga química Karin Herrera.

PRESIDÊNCIA DO CONGRESSO
Samuel Pérez Álvarez, deputado do partido de Arévalo de León, também foi eleito neste domingo presidente do Congresso da Guatemala para o período 2024-2025, depois de chegar a acordos com diferentes partidos e somar os 90 votos necessários.

Pérez Álvarez, de 31 anos, é o mais jovem presidente do Legislativo da história do país centro-americano desde a instauração da democracia e foi o responsável pela investidura ao cargo de Arévalo de León. O triunfo de Pérez Álvarez na votação para o comando do Congresso foi surpreendente, uma vez que o Movimento Semente conta apenas com 23 deputados dos 160 do Legislativo.

*EFE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br