✦ Mundo

Chile atinge menor aprovação à nova constituição e ao mandato de Boric

O novo texto deve ser finalizado no próximo mês e será votado em um referendo no dia 4 de setembro

   O apoio à nova constituição atingiu patamar mais baixo desde o início do processo para a criação de uma nova carta magna para o país. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela empresa de pesquisas Cadem, apenas 33% da população chilena apoia a nova constituição, muito abaixo do patamar de 56% de aprovação de janeiro.

O novo texto deve ser finalizado no próximo mês e será votado em um referendo no dia 4 de setembro. Em outra pesquisa publicada na segunda-feira pela Activa Research, 44,4% dos entrevistados disseram que rejeitariam a nova constituição e 25% apoiam o texto.

Problema para Boric

A pesquisa da Cadem também avaliou a aprovação do presidente Gabriel Boric, que atingiu o menor patamar desde o início do mandato, neste ano. De acordo com a pesquisa, 59% dos chilenos desaprovam o governo de Boric, um aumento de 5 pontos percentuais em relação à semana passada, enquanto seu índice de aprovação caiu de 40% para 34%, uma nova baixa desde que assumiu o cargo em março.

Segundo a pesquisa, 91% da população do Chile vê a economia estagnada ou se deteriorando, a pior avaliação desde meados de 2020, quando Sebastian Piñera ainda estava no cargo e a pandemia de covid-19 estava devastando economias em todo o mundo.

 

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br