✦ Mundo

Charles III é proclamado rei e diz que seguirá exemplo de sua mãe

"Para cumprir a pesada tarefa que me foi confiada, à qual dedico o resto da minha vida, rezo pela orientação e ajuda de Deus Todo-Poderoso", declarou o novo rei

   Neste sábado (10), Charles III afirmou que seguirá “o exemplo” da sua mãe, Elizabeth II, no seu reinado. Ele se comprometeu a respeitar os princípios constitucionais e a servir com dedicação os cidadãos.

O novo monarca deu declarações depois de ser oficialmente proclamado sucessor da soberana pelo cerimonial Conselho de Adesão em um ato no Palácio de St James, em Londres. Elizabeth II morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos.

Ao final de seu discurso perante um grande grupo de autoridades políticas e sociais, Charles III também jurou garantir a proteção da Igreja da Escócia e autorizou a distribuição de sua declaração para ser lida em Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, bem como nos países da Commonwealth. Ele é o novo chefe da Igreja Anglicana.

Mais tarde, sentou-se para assinar um documento atestando que havia feito o juramento, na presença da rainha consorte, Camilla, e do príncipe de Gales, William.

Elizabeth II não fará discurso do trono, e Charles irá substituí-la
Elizabeth II e o filho Charles, atual Charles III Foto: EFE/EPA/STR

Na sua declaração, Charles III voltou a citar, como fez na sexta-feira (9) em mensagem à nação, o enorme pesar que sua família e todo o país sentem pela morte da sua mãe, cujo reinado foi sem precedentes em “duração, dedicação e devoção”.

– É um grande conforto para mim as condolências expressadas por tantos à minha irmã e irmãos e que todo esse afeto e apoio avassaladores sejam estendidos a toda a família em nossa perda – agradeceu o rei, em um tom bastante formal.

Charles III disse estar “profundamente consciente” do legado de Elizabeth II e dos “deveres e vastas responsabilidades da soberania” que herdou.

– Ao assumir essas responsabilidades, me esforçarei para seguir o exemplo inspirador que me foi dado, ao defender o governo constitucional e buscar paz, harmonia e prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo – declarou.

O rei, que em princípio não tem poder político (embora exerça influência), afirmou que será orientado pelos respectivos parlamentos. Ele está confiante de que terá o apoio e o carinho dos cidadãos.

Charles III confirmou ainda que vai manter a atual prática de transferência de rendimentos hereditários para o Tesouro Público, que depois é utilizado para subsidiar a família real na sua atividade oficial.

– Para cumprir a pesada tarefa que me foi confiada, à qual dedico o resto da minha vida, rezo pela orientação e ajuda de Deus Todo-Poderoso – concluiu.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br