✦ Mundo

AstraZeneca: Morre norueguesa que teve trombose após vacina

 Uma trabalhadora do setor de saúde da Noruega, que estava internada há dois dias com trombose, após ter recebido a vacina desenvolvida pela AstraZeneca contra o novo coronavírus, morreu, segundo informaram as autoridades do país.

Trata-se de uma mulher de 50 anos que não tinha registro de qualquer doença anterior e que tinha um quadro clínico classificado como “inusual”, assim como o de outros dois trabalhadores da saúde que tinham sido internados no fim de semana no Hospital Universitário de Oslo.

– Apresentavam uma combinação muito raro de baixa quantidade de plaquetas, tromboses em vasos sanguíneos pequenos e grandes e hemorragias. Outros casos com sintomas parecidos apareceram em vários países europeus – disse hoje o diretor da Agência Norueguesa de Medicamentos, Steinar Madsen, em entrevista coletiva.

As autoridades locais, segundo confirmou o representante da agência reguladora local, estão investigando a relação direta entre a vacina da AstraZeneca e os três casos.

O próprio Madsen admitiu que existem traços em comum dos registros de problemas de coagulação que surgiram após a aplicação do agente imunizante produzido pela companhia anglo-sueca.

– Pedimos a todo o pessoal de saúde que suspeite de efeitos inesperados ou graves, após a vacinação, que o comunique o mais rapidamente possível – garantiu o diretor da Agência Norueguesa de Medicamentos.

Na última quinta-feira (11), foi suspensa temporariamente na Noruega a aplicação do agente imunizantes da AstraZeneca, pouco depois de a Dinamarca ter feito o mesmo, em consequência da morte de uma mulher de 60 anos.

Anteriormente, Irlanda, Islândia, Bulgária e Holanda também haviam paralisado o uso dessa vacina, enquanto Áustria, Estônia, Letônia, Lituânia e Luxemburgo retiraram um lote específico dela de circulação.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br