✦ Mundo

Acadêmico é detido após pedir reforma política na China

  Zhang Xuezhong, um reconhecido crítico do sistema político da China, foi levado de sua casa, em Xangai, neste final de semana, por policiais. 

Zhang havia publicado na internet uma carta aberta aos parlamentares do país pedindo por uma reforma constitucional e criticando a resposta do regime comunista à pandemia de coronavírus.

Neste sábado (9), Zhang postou no aplicativo WeChat que “a melhor maneira de lutar por liberdade de expressão é que todos falem como se nós já tivéssemos liberdade de expressão”. 

O acadêmico escreveu na carta que na ausência de uma constituição moderna, a governança da China estava muito atrasada e “o surto e a propagação da epidemia de Covid-19 é uma boa ilustração do problema”.

“Vinte e dois dias antes do [bloqueio para conter o surto] na cidade, Wuhan ainda estava investigando e punindo os cidadãos que haviam divulgado sobre a epidemia, incluindo o Dr. Li Wenliang … mostrando o quão estreita e arbitrária é a supressão da sociedade pelo governo”, afirmou Zhang, como noticiou o jornal Gazeta do Povo.

Zhang estava se referindo a um dos primeiros médicos a alertar sobre o novo coronavírus, que foi reprimido pela polícia local e posteriormente morreu por causa da Covid-19, como noticiou a RENOVA.

O paradeiro Zhang é desconhecido. A imprensa chinesa tentou ligar e contatá-lo através do WeChat, mas não obteve resposta. A polícia de Xangai também não deu mais informações sobre o caso.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br