✦ Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia cai 70% em janeiro, na maior queda dos últimos 4 ano

 O ano começou com uma marca bastante positiva, janeiro registrou 70% de queda em alertas de desmatamento na Amazônia Legal no comparativo com o mesmo período de 2020. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice alcançado no mês passado foi o menor dos últimos quatro anos.

Os avisos de desmatamento começaram a cair há seis meses, entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, a redução foi de 21%, o que corresponde a 988 quilômetros quadrados a menos a criar alertas. A área protegida, em comparativo, é maior que o centro urbano de São Paulo, que possui cerca de 950 quilômetros quadrados.

A repressão a degradação do meio ambiente tem sido realizada em uma força-tarefa do Governo Federal, sobretudo no âmbito da Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). Desde o início desta operação, foram apreendidos 331 mil m³ de madeira, 1.699 embarcações, 326 tratores e 20 aeronaves, além da aplicação de 4,8 mil multas, totalizando R$ 3,33 bilhões.

 

Atuam permanentemente nas ações: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br