✦ Marcelândia
Tendência

Marcelândia: MPMT lança pesquisa para ouvir sociedade sobre áreas prioritárias

    O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) iniciou, nesta quarta-feira (3), na cidade de Marcelândia,  uma nova fase do processo de formulação do novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o período de 2024 a 2031. Trata-se da “escuta social externa”, realizada por meio de uma pesquisa online disponível aqui. O objetivo é ouvir a opinião e as necessidades apontadas pela sociedade para aprimorar a atuação e estabelecer as prioridades para o próximo ciclo. 

De acordo com a Drª Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes, representante do Ministério Público da Comarca de Marcelândia,  o processo de formulação do novo PEI está dividido em três etapas: realização de diagnóstico, definição de diretrizes estratégicas e desdobramento da estratégia. “Atualmente estamos na primeira etapa, na fase de ‘escuta social externa e interna’. Vamos ouvir a sociedade e o público interno para auxiliar nesse processo de elaboração do Planejamento Estratégico”, explicou. 

Segundo o Ministério Público, “as escutas externas serão executadas em dois momentos, por meio de um questionário disponibilizado via site do Ministério Público para captar as necessidades sociais e por meio das escutas locais nas promotorias, que poderão ser feitas por reuniões ou audiências públicas”. E com a escuta interna, a instituição terá um retrato sob diferentes dimensões.

Participaram desta audiência, representantes de vários segmentos, como Policiais Civis e militares, secretários municipais, integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho de Segurança (CONSEG), Vice prefeita de Marcelândia, Rosemar Santos Marchetto, Advogados, A primeira Dama do Município de Marcelândia; Srª Cristiane B. Padovani  

Os cidadãos mato-grossenses têm até o dia 3 de maio para participar da pesquisa. O tempo estimado de resposta ao questionário é de seis minutos e o participante não será identificado. Na primeira parte da pesquisa, as perguntas são referentes ao perfil do respondente. Na segunda, tratam da atuação finalística do MPMT divididas em cinco áreas: 1) Cidadania e Consumidor; 2) Criança e Adolescente; 3) Meio Ambiente; 4) Probidade e Patrimônio Público; 5) Criminal. Na última etapa, de fechamento, o respondente poderá opinar sobre os temas abordados e sugerir novo tema/assunto para apreciação.

Após a realização das escutas sociais, terá início a segunda etapa do processo de formulação do PEI, que trata da elaboração de diretrizes estratégicas e compreende a definição da “identidade organizacional” (mapa, visão, valores e propósitos) e da “cesta de objetivos estratégicos”. Na sequência, vem a terceira etapa com as fases de modelagem de “indicadores de metas” e desdobramentos em “iniciativas”. “Terminado esse trabalho, consolidaremos a construção do PEI, que será submetido ao Colégio de Procuradores de Justiça até o fim de 2023”, finalizou a Drª. Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes.

Foto: Cidade News Online/Valmir Silva

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br