✦ Marcelândia

Eleições 2022: Consulte seu local de votação em Marcelândia com antecedência

Justiça Eleitoral oferece opções de pesquisa nas páginas do TRE-PI, do TSE e por aplicativo, entre outras

   Qualquer eleitora ou eleitor está cadastrado para votar em uma determinada seção eleitoral, abrangida por uma determinada Zona Eleitoral. Portanto, é importante saber com antecedência o número da Zona Eleitoral e do local de votação onde o direito de voto será exercido.

Para facilitar a vida das pessoas, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de ferramentas que permitem saber em qual seção será necessário comparecer para votar nos dia 2 de outubro – 1º Turno e, no dia 30 de outubro, em caso de 2º Turno.

Por meio dessa funcionalidade, a eleitora e o eleitor tem acesso aos seguintes serviços, neste momento: Onde Votar; Imprimir Título de Eleitor; Justificativa Eleitoral; Multa Eleitoral; Certidões; Unidades da Justiça Eleitoral; e Atendimento ao Eleitor.

e-Título

O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação de modo atualizado.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis, nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Foto: Cidade News Online/Valmir Silva

O e-Título serve ainda como documento de identificação da eleitora ou do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Isso porque, com a realização da biometria, a versão digital do app será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

Mesmo que não tenha feito o cadastro biométrico, a pessoa também pode baixar o e-Título para consultar onde votar. Porém, deverá apresentar um documento oficial com foto no instante da votação.

Portal do TSE

No Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, www.tse.jus.br ), basta clicar no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página, acessar Eleições 2022 e, em seguida, consulta ao local de votação. Depois, deve-se pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF.

Ao fazer a consulta, a pessoa interessada obterá o número de inscrição eleitoral, zona eleitoral e local de votação, com endereço completo.

Chatbot

O local de votação pode ser obtido ainda por meio do chatbot do TSE.

Trata-se de um assistente virtual de Inteligência Artificial, criado há dois anos pelo TSE em parceria com o aplicativo WhatsApp, do grupo Google.

A ferramenta tem como finalidade esclarecer dúvidas sobre as Eleições 2022 em tempo real. Um dos tópicos de conversa do assistente virtual permite justamente à pessoa saber o local em que vota.

Para conversar com o assistente, basta acessar a câmera do celular e apontar para o código QR do chatbot, disponível no site do TSE, ou pelo link abaixo:

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Abril/chatbot-tira-duvidas-do-tse-no-whatsapp-traz-novidades-para-as-eleicoes-2022

Ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp. Aí, é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

Utilize as ferramentas virtuais disponíveis

Devido ao intenso volume de trabalho nos cartórios eleitorais e nas sedes dos tribunais regionais eleitorais e do TSE, a Justiça Eleitoral recomenda fortemente a todas e a todos que utilizem os serviços online e as ferramentas virtuais disponibilizadas, de modo a otimizar tempo e recursos, além de facilitar o trabalho das equipes técnicas e jurídicas intensamente demandadas nesse período que antecede ao pleito.

Fonte: TSE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br