✦ Marcelândia

Celso Luiz Padovani é pré-candidato único nas eleições de 2020. Acompanhe aqui toda trajetória política de Marcelândia

 O primeiro prefeito de Marcelândia o Sr. Paulo Eli Ribeiro eleito em 15 de novembro de 1986 com 910 votos e tendo como vice-prefeito o saudoso Sr. Enéas Fogo.
Popularmente conhecido como Paulo Leiteiro, venceu as eleições com apenas 18 votos de diferença do então candidato Geraldo Lombardi apoiado pela Colonizadora Maiká que na época era de propriedade do Colonizador José Bianchini. Geraldo Lombardi tinha como o seu candidato a vice-prefeito o saudoso Sr. Walcir Garieri, e foi eleito com 892 votos.
Com apenas dois anos de mandato, o então prefeito Paulo Eli Ribeiro deixou o seu legado no município, tais como: Posto de Saúde, adquiriu maquinas caminhões para a secretaria de obras, entre outros.

Gestão 1.987/1988 – PREFEITO PAULO ELI RIBEIRO E VICE ENÉAS FOGO
VEREADORES ELEITOS
1 – CLAUDIO G. DOS SANTOS
2 – MARIA REGINA MARTINIS
3 – OTÁVIO S. WOSNIAK
4 – ORLANDO BONETZ
5 – VITORINO BOCCA
6 – JUVENTINO SCARPIM (Maneco)
7 – JADYR DE MOURA GENEROSO (Jandir Paraguai) – PRESIDENTE.

Paulo Eli Ribeiro/Foto: Reprodução

Dois anos mais tarde, o então prefeito Paulo Eli Ribeiro lança o seu sucessor Luiz Carlos dos Santos popularmente conhecido como ‘Luiz Careca’ mas acabou sendo derrotado nas urnas para o candidato da oposição; Geraldo Lombardi, que teve como vice o Sr. Walcir Garieri. Geraldo Lombardi venceu as eleições de 15 de novembro de 1988 com 1348 votos contra 680 do candidato da situação daquela época. Ainda naquele ano o candidato João do Carmo Cerqueira também disputou as eleições e acabou ficando na terceira colocação 380 votos tendo como candidato a vice o Sr. Julinho que era comerciante na época.
Gestão 1.989/1.992 – PREFEITO GERALDO LOMBARDI e Vice Walcir Garieri
VEREADORES ELEITOS
1 – ALVARO NAVARRO – PRESIDENTE 89/90
2 – GEOVANE MARCHETTO
3 – GETULIO PEREIRA DOS SANTOS
4 – OTÁVIO S. WOSNIAK
5 – JOSÉ MACIEL SOARES
6 – LEONARDA DA CRUZ FERREIRA
7 – EXPEDITO NETO DA SILVA – PRESIDENTE 91/92
8 – MARIZA FRANCO NEVES
9 – ANTONIO CARLOS BORIM(GILÓ).

Geraldo Lombardi/Foto: Reprodução

Na Eleição seguinte, ou seja no ano de 1992, o então prefeito eleito Geraldo Lombardi resolveu apoiar o seu sucessor à vaga do executivo municipal o colonizador José Bianchini proprietário da colonizadora Maiká mas foi derrotado nas urnas para o candidato da oposição João do Carmo Cerqueira que tinha como vice-prefeita a senhora Elizane Borin Furlanetto.

Gestão 1.993/1.996 – PREFEITO JOÃO DO CARMO CERQUEIRA e vice Elizane Borin Furlanetto
VEREADORES ELEITOS
1 – ADELAR DOARTE
2 – ANTONIO CARLOS BORIM
3 – DEVANIR RONCHE
4 – FERNANDO FERREIRA CERQUEIRA
5 – NIVALDO APARECIDO MOREIRA – PRESIDENTE 93/94
6 – JUVENTINO SCARPIM – PRESIDENTE 95/96
7 – OLIMPIO ALVES DE SOUZA
8 – OTÁVIO S. WOSNIAK
9 – GEOVANE MARCHETTO.

João do Carmo Cerqueira/Foto: Valmir Silva/Cidade News Online

Nas eleições do ano de 1996 o então prefeito eleito João do Carmo Cerqueira obteve o êxito em eleger o seu sucessor para prefeito de Marcelândia o senhor Geovane Marchetto (Calango) que tinha como candidata a vice-prefeita a senhora Maria de Fátima Pinheiro Bueno. Calango disputou as eleições contra três doutores na época, e acabou vencendo. Os candidatos derrotados foram; Dr. José Bianchini, o Médico Dr. Carlos Alberto Casula e o cirurgião dentista Dr. Severino Rodrigues Rezende. Vale lembrar que o prefeito eleito Geovane Marchetto não conseguiu eleger nenhum vereador em sua chapa, sendo que 6 deles eram da chapa do colonizador José Bianchini(PPB) e os demais da chapa do candidato Dr. Carlos Alberto Casula(PFL). O candidato Dr. Severino por sua vez, não conseguiu eleger nenhum vereador.
Gestão 1.997/2000 – PREFEITO GEOVANE MARCHETTO
VEREADORES ELEITOS
1 – EDIVAN VIEIRA LIMA – PRESIDENTE 97/98
2 – JOSÉ CARLOS MARTINIS
3 – JOSÉ MARIA CARDOSO FILHO
4 – LEONARDA DA CRUZ FERREIRA
5 – MARIZA BORIM GIORDANO
6 – OLIMPIO ALVES DE SOUZA – PRESIDENTE 99/2000
7 – RENALVO NETO DA SILVA
8 – ROMOLO FRANCISCO DE OLIVEIRA
9 – SUELI TEREZINHA WOSNIAK.

Geovane Marchetto/Foto: Reprodução

Nas eleições do ano de 2.000, o então prefeito eleito Geovane Marchetto, que tinha como vice-prefeita a Srª. Maria de Fátima Pinheiro Bueno resolveu disputar a reeleição para o executivo municipal e acabou vencendo com facilidade com 46% do votos. Seus adversários foram os ex-prefeito João do Carmo Cerqueira como candidato a prefeito e Adalberto Navair Diamante como candidato a vice-prefeito que obtiveram 27% da votação. O outro candidato que também disputou as eleições foi o médico Dr. Carlos Alberto Casula que tinha como vice-prefeito Eliezer Bazarelo e também tiveram 27% dos votos e assim empate técnico com o candidato João do Carmo Cerqueira. Calango foi reeleito Prefeito de Marcelândia naquele ano e, teve como sua vice-prefeita a Srª Sueli Terezinha Wosniak.

Gestão 2001/2004 – PREFEITO GEOVANE MARCHETTO E VICE-PREFEITA SUELI TEREZINHA WOSNIAK
VEREADORES ELEITOS
1 – EDIVAN VIEIRA LIMA
2 – EMERSON GERALDO DA SILVA LOPES
3 – ERALDO DELLA VEDOVA DE ARAÚJO – (RENUNCIOU)
CÉLIO FRANCISCO DA CRUZ (ASSUMIU)
4 – MARIA DE FATIMA F. T. DE CERQUEIRA
5 – MARIA HELENA DE OLIVEIRA CARVALHO
6 – MARIA ZÉLIA PENA – (IN MEMORIUM)
MARIA DE FATIMA PINHEIRO BUENO – (ASSUMIU)
7 – MIGUEL RUBENS DA ROCHA(RUBÃO)
8 – OLIMPIO ALVES DE SOUZA – PRESIDENTE 2001/2004
9 – PEDRO JOSÉ FIABANE.

Geovane Marchetto/Foto: Cidade News Online/Valmir Silva

Nas eleições de 2004 o então prefeito Geovane Marchetto (Calango) resolveu apoiar o empresário Celso Luíz Padovani (Celsinho) como seu sucessor. As eleições de 2004 foi muito conturbada e por conta disso vários candidatos tiveram suas candidaturas impugnadas inclusive a pré-candidata Maria de Fátima Traspadini de Cerqueira que estava sendo cogitada para disputar a vice-prefeitura na chapa do Celsinho Padovani também teve a sua candidatura impugnada pelo TRE-MT por conta de problemas partidários. Por sua vez o então candidato da situação resolveu convocar as pressas o medico Dr. Carlos Alberto Casula para assumir a vaga de candidato a vice-prefeito, mas posteriormente acabou sendo derrotado nas urnas para o candidato da oposição ‘Adalberto Navair Diamante’ que tinha como vice o vereador e presidente da câmara; Olímpio Alves de Souza(Olimpião). Adalberto Diamante foi eleito com 4.818 votos 60,51% enquanto o candidato da situação o Empresário Celso Luiz Padovani obteve 3.144 votos 39,49%.
Gestão 2005/2008 – PREFEITO ADALBERTO NAVAIR DIAMANTE – VICE-PREFEITO OLIMPIO ALVES DE SOUZA
Vereadores Eleitos
1- EDIVAN VIEIRA LIMA –
2- MARIA HELENA DE OLIVEIRA CARVALHO 
3- JOÃO DO CARMO CERQUEIRA– PRESIDENTE 2005/2006
4- SONIA SUELY MARCOS DE LIMA-
5- JOSEZITO CIRQUEIRA-
6- ADINAL PAVLAK- 2007/2008
7- DIEGO BULGARELLI GRELAK-
8- ERVINO KOVALESKI-
9- OLIMPIO PEREIRA NOVAIS-
10- EDSON JOÃO MAZZOCHIN (loiri)-(SUPLENTE DO NOVAIS).

Adalberto Navair Diamante/Foto: Reprodução

 Nas eleições de 2008, o prefeito eleito nas eleições de 2004 Adalberto Navair Diamante resolveu disputar a reeleição e acabou sendo vitoriso. Vale ressaltar que o prefeito Adalberto Diamante perdeu toda a sua família no inicio de seu primeiro mandato em um trágico acidente ocorrido na rodovia MT-423 que liga o município de Marcelândia ao município de Cláudia, cinco integrantes da familia que estavam no veículo morreram naquele acidente. Adalbrto venceu as eleições de 2008 com 3.987 votos correspondente a 52,99%. e contou como vice-prefeita a Srª Maria de Fátima Traspadini de Cerqueira. A candidata Rosemar Santos Marchetto esposa do ex-prefeito Geovani Marchetto (Calango)(PSDB), obteve 3.537 votos correspondente a 47,01%. Rosemar tinha como vice o empresário do ramo madeireiro o Srª Devair Alves de Souza (Nininho).
Gestão 2009/2012 – PREFEITO ADALBERTO NAVAIR DIAMANTE E VICE MARIA DE FÁTIMA TRASPADINI DE CERQUEIRA
Vereadores Eleitos
1 – Cláudio Albino Zeferino – 342 VOTOS
2 – Darcy Arroio Viana – 221 VOTOS
3 – Diego Bulgarelli Grelak – presidente/2009 – 367 VOTOS
4 – Edivan Vieira Lima – Presidente/2010/2011 – 342 votos
5 – Edson João Mazzochin – Presidente/2012 – 201 votos
6 – Ervino Kovaleski – 270 votos
7 – Irineu Nunes Ferreira – 218 votos
8 – Josezito Cirqueira – 276 votos
9 – Olímpio Pereira Novais – 192 votos.

Adalberto Navair Diamante/Foto: Reprodução

 Nas eleições de 2012, o então prefeito Adalberto Diamante lançou a candidatura de Maria de Fátima Traspadini de Cerqueira como sua sucessora, mas não obteve o êxito esperado, três candidatos disputaram as eleições para prefeito naquele ano e a candidata popularmente conhecida como Fátima Cerqueira obteve a menor votação de um candidato a prefeito dos últimos anos no município, apenas 279 votos correspondente a 4,016% dos votos válidos.
O candidato da oposição Arnóbio Vieira de Andrade foi eleito com 3.439 votos correspondente a 51,02% e tendo como vice o Sr. Valmir Rezende (Valmir Capixaba). A outra candidata que também disputou as eleições naquele ano foi então esposa do ex-prefeito Geovani Marchetto; a senhora Rosemar Santos Marchetto que tinha como vice o Sr. ORIVALDO JOSÉ DA SILVA (Correios) obteve 3.023 votos correspondente a 44,845% dos votos.
Gestão 2013/2016 – PREFEITO ARNÓBIO VIEIRA DE ANDRADE E VICE VALMIR REZENDE.
VEREADORES ELEITOS
1 – Fausto Nobres da Silva – Presidente – 2013
2 – Juventino Scarpin – Vice-presidente
3 – Edivan Vieira Lima – 1° Secretário
4 – Eloi Lazarin – 2° Secretário
5 – Leonarda da Cruz Ferreira – Presidente -2014
6 – João do Carmo Cerqueira
7 – Antonio Silva
8 – Altivir Pawlak
9 – Valdomiro Bueno da Silva.

Arnóbio Vieira de Andrade/Foto: Reprodução

Nas eleições de 2016 o então prefeito Arnóbio Vieira de Andrade(PSD) lança a sua candidatura a reeleição tendo com candidato a vice o vereador Valdomiro Bueno da Silva (NEI), e assim obteve o êxito esperado sendo reeleito com 3.670 votos correspondente a 53,31% dos votos válidos. Já a candidata da oposição Rosemar Santos Marchetto (PSDB) que tinha como o candidato vice-prefeito o Sr. Valmir Rezende(Valmir Capixaba) obteve 3.214 votos correspondente a 46,69%
Gestão 2017/2020 – PREFEITO ARNÓBIO VIEIRA DE ANDRADE E VICE-PREFEITO VALDOMIRO BUENO DA SILVA(NEI)
VEREADORES ELEITOS
1- Antonio Luiz Farias –Vice Presidente
2- Claudinei de Siqueira
3- Edivan Vieira Lima – Presidente 2017/2018
4- Eloi Lazarin
5- Josezito Cirqueira
6- José Henrique Quiel
7- Olímpio Alves de Souza
8- Rogério dos Santos
9- Valdilson da Silva – 1° Secretário.

Arnóbio Vieira de Andrade/Foto: Reprodução

Nas eleições de 2020 haverá candidato único já que o atual prefeito de Marcelândia Arnóbio Vieira de Andrade resolveu não lançar candidato à prefeitura e o pré-candidato Celso Luiz Padovani não terá nenhum adversário e tem como vice a viúva do ex-prefeito Geovane Marchetto, a senhora Rosemar Santos Marchetto que é um nome forte na política em Marcelândia. Vale ressaltar que o único prefeito que obteve o êxito em eleger o seu sucessor foi o saudoso João do Carmo Cerqueira que elegeu o também saudoso Geovane Marchetto(Calango) nas eleições de 1996. Outro fato curioso ocorrido naquele mesmo ano, foi que prefeito calango foi eleito mas não conseguiu eleger nenhum vereador da situação. Após as eleições de 1996, João do Carmo Cerqueira e Geovani Marchetto passaram a ser adversários ferrenho na política municipal e regional.

Celso Luiz Padovani/Foto: Reprodução

Por Valmir da Silva Oliveira

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br