✦ Justiça

PGR quer que STF arquive pedido para investigar Bolsonaro

Investigação pretende apurar se o presidente teria interferido na Petrobras

      A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu, nesta quinta-feira (22), o arquivamento de um pedido para investigar se o presidente Jair Bolsonaro (PL) interferiu indevidamente na Petrobras.

O pedido de investigação foi formalizado depois que vieram a público mensagens do ex-presidente da empresa, Roberto Castello Branco, em um grupo privado de economistas no WhatsApp.

Ele afirma que teria mensagens e áudios que poderiam “incriminar” o presidente em seu antigo celular corporativo. As conversas foram reveladas pelo portal Metrópoles.

Depois de ouvir o economista, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo disse que “não há mínimo elemento a sustentar a existência de ilícito penal” do presidente.

– É conhecida de todos a postura do presidente no sentido de defender a redução de preços dos combustíveis, o que efetivamente ocorreu – afirmou a PGR, que não vê crime na conduta de Bolsonaro.

Desde o início do governo, em 2019, a Petrobras já teve quatro presidentes.

Em depoimento, Castello Branco disse que escreveu a mensagem em uma “discussão acalorada” e que a palavra “incriminar” não deveria ser considerada no sentido literal.

– Eu apenas recebi mensagens que, se eu as cumprisse, violaria a governança corporativa da Petrobras – afirmou ao ser ouvido por videoconferência.

A PGR também ouviu Rubem Novaes, outro ex-presidente da estatal, que teria sido o interlocutor das mensagens. Ele negou que algum crime específico tenha sido imputado a Bolsonaro.

O pedido para investigar o presidente partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A PGR disse que ele tenta “usar politicamente” o sistema de Justiça.

A manifestação foi enviada ao gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, para decisão.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br