✦ Justiça

PGR abre procedimento contra ataque gratuito de Gilmar Mendes

  A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu abrir um procedimento para investigar o “ataque gratuito” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que voltou a acirrar ânimos entre Forças e Supremo. O ministro da Corte disse que Exército brasileiro participa de um genocídio, ao se referir a atual ocupação interina feita por um militar, que segundo ele, não condiz com os requisitos técnicos do cargo.

Gilmar Mendes deverá ser intimidado a dar explicações, pois já há uma representação aberta contra ele pelo Ministério da Defesa, que viu na fala de Mendes uma ofensa às Forças Armadas.

A fala deverá ser avaliada sob dois aspectos: se foi excesso verbal ou crime. Caso se decida pela última opção, o ministro do STF poderá sofrer inquérito, ainda que a PGR não dê sinais de querer levar o caso por esse caminho.

A cúpula das Forças Armadas afirmou estar “indignada” com o ministro do STF. Em nota, o Ministério da Defesa, o Exército, A Marinha e a Aeronáutica classificaram a acusação feita por Gilmar como “grave”, “infundada”, “irresponsável” e “leviana”.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram nota em repúdio a declaração do ministro Gilmar Mendes. Eles disseram: “Trata-se de uma acusação grave, além de infundada, irresponsável e, sobretudo, leviana.”

A nota afirma também que o ataque gratuito a instituições de estado não fortalece a democracia.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br