✦ Justiça

Ministro do TSE abre investigação contra Bolsonaro por abuso de poder

O caso pode tornar o ex-presidente inelegível se forem comprovadas irregularidades.

    Nesta quinta-feira (19), o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, instaurou uma ação de investigação eleitoral para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro usou as dependências do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada para fazer campanha eleitoral.

Benedito Gonçalves acatou a ação ajuizada pela Coligação Brasil da Esperança. A chapa de Lula acusa Bolsonaro de abuso de poder político nas Eleições 2022.

A ação vai investigar se ocorreu abuso de poder econômico no uso da estrutura pública para a realização de encontros com políticos, governadores e artistas durante a campanha eleitoral de 2022. 

Entre as ocorrências citadas está um “almoço com artistas e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada, com a presença de Gusttavo Lima, Leonardo, Chitãozinho, Fernando Zor, Zezé di Camargo e Marrone, em 17/10/2022”. Além das reuniões e entrevistas, Bolsonaro, de acordo com a ação, aproveitou a ocasião para fazer publicações nas redes sociais com fins eleitorais.

No total, são 16 procedimentos do tipo no TSE. Caso seja condenado em algum dos processos, Bolsonaro ficará inelegível por 8 anos.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br