✦ Justiça

Lewandowski arquiva pedido de impeachment de Weintraub

 O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, arquivou pedido de impeachment feito por um grupo de parlamentares contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A decisão é processual. O ministro afirmou que o entendimento do Supremo Tribunal Federal é que parlamentar não tem legitimidade para pedir na Justiça apuração de crime de responsabilidade contra ministro de Estado. Essa competência seria da Procuradoria-Geral da República, assinala o portal O Antagonista.

“Assinalo, a propósito, que esta Suprema Corte já assentou entendimento sobre a ilegitimidade ativa dos cidadãos para iniciar processo de impeachment, neste Tribunal, contra Ministro de Estado”, afirmou o ministro do STF.

Em decisão, ele disse também que “a legitimação popular restringe-se ao oferecimento da denúncia perante o Poder Legislativo, a envolver, necessariamente, crimes conexos praticados pelo presidente da República”.

O grupo de deputados acionou o STF apontando suposto crime de responsabilidade pelo ministro da Educação devido à “omissão” do Ministério da Educação no uso de R$ 1 bilhão resgatados pela Lava Jato, falta de decoro no cargo e ineficiência quanto à gestão das políticas de alfabetização.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br