✦ Justiça

Juiz rejeita liberar a Lula mensagens roubadas da Lava Jato

 O juiz federal plantonista da 10ª Vara Federal de Brasília Waldemar Claudio de Carvalho rejeitou uma ordem do ministro do STF Ricardo Lewandowski para liberar a Lula as mensagens roubadas da Operação Lava Jato e autoridades.

O material inclui conversas da força-tarefa de Curitiba com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

Ele disse que, durante o regime de plantão, não há como atender à determinação do ministro, que mandou a vara entregar aos advogados as mensagens relativas a Lula.

O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que a medida exige “providências e zelo” inviáveis no plantão. Hoje, mais cedo, Lewandowski reitero a ordem emitida na última segunda (28).

“Não se afigura cabível submeter a entrega dos elementos de prova já coligidos a uma espécie de escrutínio por parte do Ministério Público, deixando à discrição destes aquilo que pode ou não ser conhecido pelo ora peticionante. Reforço, assim, que a decisão proferida no dia 28/12/2020 deve ser cumprida independentemente de prévia intimação ou manifestação do MPF, sobretudo para impedir que venham a obstar ou dificultar o fornecimento dos elementos de prova cujo acesso o STF autorizou à defesa do reclamante”, despachou o ministro.

Waldemar Claudio de Carvalho afirmou que não há “urgência ou excepcionalidade” e que o material poderá ser liberado a partir do próximo dia 7, quando termina o plantão e reassume a vara o juiz Ricardo Leite, titular do caso.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br