✦ Geral

TCU diz que &#39não é o autor de documento que circula na imprensa e redes sociais&#39

 Nesta segunda-feira (7), o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu uma nota  para negar que tenha emitido algum relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro disse que a Corte teria um documento que apontava que os óbitos causados pelo novo coronavírus em 2020 foram cerca de metade do registrado. “O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro, na entrada do Palácio da Alvorada.

A parte do relatório que cita a possibilidade de superdimensionamento de casos é o trecho em que diz que os critérios de transferência de recursos adotados pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, com base no número de infectados, poderia, em tese, levar algum gestor a elevar artificialmente as notificações.

Ao jornal Folha de S. Paulo, um dos ministros do tribunal, disse que essa parte do texto, feita por técnicos, tratava de uma hipótese, uma possibilidade, uma tese, jamais comprovada pela realidade.

Em comunicado no divulgado no Twitter hoje o tribunal afirma o seguinte: “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ’em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.

O TCU ressaltou que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível super notificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil'”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br