✦ Geral

Salário de militares em MT cresce duas vezes mais que de professores

 O salário de um militar em Mato Grosso cresceu quase duas vezes que a de um professor em Mato Grosso entre 2005 e 2018. O dado faz parte de um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a remuneração dos servidores estaduais concursados.

Segundo o Ipea, em 2016 eram 510 mil servidores efetivos no Estado. Desse grupo, a média salarial dos militares – policiais militares e bombeiros – era de R$ 6.890, a maior entre os estados brasileiros. Já os professores receberam um pagamento mensal médio de R$ 4.227, ficando em sétimo no ranking dos estados.

Na análise entre 2005 e 2018, o Ipea mostrou as diferenças na evolução salarial das diferentes carreiras. Enquanto os militares tiveram um aumento de 176,6% nos salários, os professores ganharam 89,6% a mais, ou seja, quase a metade do percentual de aumento.

Outra diferença foi registrada entre os servidores efetivos e os contratados/comissionados. Em 13 anos o salário dos concursados aumentou 131,78%, já dos que tinham contratado com o Estado o crescimento foi de 78,2%.

Para a análise do Ipea, esse aumento dos salários dos efetivos é um dos fatores que aumentaram os gastos com os aposentados, já que o salário ganho na ativa influencia o valor que será recebido na aposentadoria.

“O crescimento dos salários de servidores estatutários estaduais (…) foi fator determinante para o elevado aumento dos gastos com servidores estaduais inativos em anos recentes”, o que já pesava nas contas dos governos mesmo antes da pandemia do novo coronavírus.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br