✦ Geral

Ranking aponta Brasil como maior potência militar da América Latina

Levantamento usa mais de 50 fatores para determinar o poderio militar de centenas de nações

  O levantamento de 2021 da consultoria Global Firepower (GFP) mostra que as Forças Armadas do Brasil lideram o ranking de países da América Latina com o melhor preparo militar.

Desde 2006, este levantamento internacional usa mais de 50 fatores para determinar o poderio militar de centenas de nações.

Entre os itens avaliados estão o tamanho das tropas, a quantidade e o tipo de armamentos, o desempenho em conflitos anteriores, alianças militares, assim como a análise de fatores geográficos e logísticos.

De acordo com a última edição do ranking da GFP, os exércitos mais poderosos do planeta são, respectivamente, o dos Estados Unidos, da China e da Rússia.

Já as Forças Armadas do Brasil estão entre as 10 mais poderosas do planeta.

Foto: Reprodução / Global Firepower

O Brasil também possui o exército mais poderoso da América Latina, seguido à distância pela Colômbia (39), Argentina (42), Venezuela (43), México (46) e Peru (47).

Abaixo você pode conferir o ranking da GFP apenas com países da América Latina. O Brasil está na liderança com uma ampla vantagem.

Foto: Reprodução / Global Firepower

O ranking de 2021 da Global Firepower conta com um total de 140 nações. Você pode acessar a íntegra do levantamento clicando AQUI.

Forças Armadas do Brasil

O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas, compostas pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira.

Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas do Brasil atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe.

Segundo o Ministério da Defesa, são funções das instituições militares:

  • assegurar a integridade do território nacional;
  • defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros;
  • proteger os cidadãos e os bens do país;
  • garantir a soberania da nação.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br