✦ Geral

Ovo de codorna: Nutrientes, benefícios e como consumir

 Ovo de codorna é ótimo para a saúde e pode até ser mais nutritivos que os ovos de galinha. Muito popular na culinária brasileira, principalmente como petisco, os ovinhos têm valor terapêutico e podem potencializar o emagrecimento.

Uma das grandes qualidades do ovo do codorna é o fato de ser um alimento de fácil digestão. Isso ocorre em função do elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína, a albumina – em torno de 97% da composição do alimento – que facilita sua absorção e assimilação pelo organismo. Conheça mais benefícios à saúde proporcionados por eles.

Principais benefícios do ovo de codorna

Melhora da visão

Por ser rico em vitamina A, ele é ótimo para a saúde dos olhos. Essa importante vitamina é rica em antioxidantes que previnem doenças, como a catarata. Além disso, atua na saúde da pele e do cabelo.

Equilíbrio do colesterol

Por ser um alimento rico em boas gorduras e ácidos graxos, ajuda a regular os níveis de colesterol do corpo. Isto é, o ovo de codorna é rico em HDL, o colesterol bom. 

Ótimo para os músculos

Rica fonte de proteína animal, o ovo de codorna é grande aliado para quem deseja ganhar massa magra. Uma unidade de ovo contém aproximadamente 1,2g de proteína. Proporcionalmente, os ovos de codorna são mais proteicos que os de galinha. 

Reduz o risco de doenças terminais

Sobretudo, uma dieta deve ser rica em potássio, pois esse nutriente ajuda a reduzir os riscos de doenças como artrite, derrame e câncer. E adivinha qual alimento é rico em potássio? Portanto, uma alimentação rica em ovos da pequena ave promove a diminuição da pressão arterial.

Tratamento de alergias

Caso deseje combater alguma alergia, um grande aliado para isso será o ovo de codorna. Isso se deve ao fato do alimento ser rico em ovomucóide, uma proteína que age como um antialérgico natural no corpo.  

Melhora do metabolismo

Devido à grande quantidades de vitaminas B presentes em sua composição, é excelente para a melhora da atividade metabólica, provendo benefícios para a função hormonal e enzimática. 

Ademais, outro ponto positivo é que, ao contrário do ovo de galinha, ele não costuma provocar alergia.

Comparando com o ovo de galinha

O ovo de codorna tem mais proteínas que o ovo de galinha, pois esse macronutriente compõe 13% do primeiro e apenas 11% do segundo.

Não só, é muito comum encontrar pessoas alérgicas a ovo de galinha, mas é bem mais raro encontrar alérgicos a ovo de codorna. Além disso, um ovo de galinha é mais calórico (78 cal) que cinco ovos de codorna (75 cal). Também, como fonte de vitamina B1, supera a outra opção: contém 140% de vitamina B1 em comparação a 50% do ovo de galinha.

Tabela nutricional do ovo de codorna (unidade)

  • Calorias: 14
  • Gordura: 1 g
  • Proteína: 1,2 g
  • Colesterol: 76 mg
  • Sódio: 13 mg
  • Potássio: 12 mg
  • Cálcio: 8 mg
  • Fósforo: 28 mg.

Fonte: Cuidaí

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br