✦ Geral
Tendência

ONU cobra punição de todos que participaram dos atos do 8/1

Declaração foi emitida no dia que a manifestação completou um ano

   O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos instou as autoridades brasileiras a identificarem e punirem os responsáveis pela manifestação do dia 8 de janeiro de 2023. A solicitação foi feita pela porta-voz da entidade, Liz Throssell, no dia que os atos completaram um ano.

De acordo com Throssell, a sociedade brasileira precisa conhecer toda a verdade sobre os eventos ocorridos naquele dia. Ela ressaltou que os ataques, resultantes de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por líderes políticos, sociais e econômicos, representaram uma ameaça extremamente séria à democracia.

– A mensagem da ONU é clara: não deve haver impunidade, seja para os executores dos ataques, seja para aqueles que os ordenaram, financiaram ou facilitaram – afirmou a porta-voz.

A entidade internacional apelou às autoridades brasileiras para conduzirem investigações imparciais, eficazes e transparentes, dentro de um prazo razoável, visando responsabilizar os envolvidos de acordo com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais.

Além disso, o Escritório da ONU reconheceu os esforços do governo atual em fortalecer o espaço democrático no país. Throssell elogiou as iniciativas para “ampliar a confiança, participação e inclusão na sociedade através de programas e políticas dedicadas”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br