✦ Geral

MP e Sindjor programam lives com temas voltados à liberdade de expressão

 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor-MT) firmaram parceria para realização de lives no Instagram, a partir da próxima terça-feira (28), com discussões sobre temas relacionados à liberdade de expressão e democracia. A iniciativa faz parte do projeto “MPMT e Você”, que iniciou no mês de junho uma série de lives sobre a atuação das Promotorias de Justiça no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
“O Ministério Público vem ao longo dos anos buscando se aproximar cada vez mais da população. O projeto MPMT e Você é mais uma iniciativa que adotamos com o propósito de promover o relacionamento da instituição com a sociedade. A interação que as redes sociais proporcionam é ferramenta indispensável para nortearmos o nosso trabalho em defesa da sociedade”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.
O presidente do Sindjor-MT, jornalista Itamar Perenha, enfatizou a importância da conexão do jornalismo profissional com as demais esferas de atuação pública. Ele chamou a atenção, principalmente, para a temática das fake news no processo eleitoral. “A divulgação de notícias falsas se transformou em instrumento para ludibriar a opinião pública, calúnias e para a prática de diversos crimes. Nesse momento, é preciso que os jornalistas fiquem atentos para trabalhar com informações adequadas que permitam aos cidadãos formular processo decisório correto e baseado em informações que tenham efetivamente recebido de forma profissional”, observou.
De acordo com a programação, serão quatro lives que ocorrerão uma vez por semana, às terças-feiras, sempre às 15h. A primeira, com o tema “Ameaças ao direito à informação e à liberdade de imprensa”, contará com a participação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, e do presidente do Sindjor, jornalista Itamar Perenha.
Para a segunda live, prevista para o dia 04 de agosto, foram convidados o procurador-regional Eleitoral em Mato Grosso, Pedro Melo Pouchain, e a vice-presidente do Sindjor, jornalista e servidora pública Magda Matos. Ambos vão abordar o tema “Fake News e qualidade da informação”.
Dando sequência à programação, no dia 11 de agosto ocorrerá a live sobre “Lei de Abuso de Autoridade e suas consequências”. A abordagem do tema ficará a cargo da promotora de Justiça Alessandra Gonçalves da Silva Godoi e do coordenador do Núcleo do Sindicato dos Jornalistas em Tangará da Serra, jornalista Sergio Roberto Reichert.
A quarta e última live acontecerá no dia 18 de agosto com o tema “Democracia e liberdade de expressão: o que podemos fazer para não perdermos essas garantias”. Foram convidados para a discussão a promotora de Justiça Luciana Fernandes de Freitas e o jornalista e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Gibran Luis Lachowski.
A mediação das quatro lives será realizada pela jornalista Tânia Rauber, que atua no Departamento de Comunicação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. As discussões ocorrerão no Instagram do MPMT.

 
Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br