✦ Geral

Ibope vira piada após apontar que 90% dos eleitores brasileiros apoiam regulamentação de redes sociais para combater &#39fake news&#39

 Uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da ONG Avaaz e divulgada nesta terça-feira (2) aponta que 90% dos eleitores brasileiros apoiam a regulamentação das plataformas de redes sociais para combater as ‘fake news’.

Segundo a matéria publicada pelo G1, portal de notícias da Globo, o levantamento foi feito por telefone, entre os dias 28 e 30 de maio.

Na ocasião, foram entrevistadas mil pessoas com mais de 16 anos de idade, em todos os estados e no Distrito Federal.

Vale destacar que o Senado deve votar nesta terça-feira (02/06) o PL das Fake News — um projeto de lei que, segundo a proposta, visa combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.

A coordenadora de campanhas da Avaaz, Laura Moraes, apontou que o texto em discussão no Senado não pode estabelecer a censura nas redes sociais, mas tem que combater a desinformação.

Contudo, o projeto enfrenta uma forte oposição de grupos que veem risco de redução da liberdade de expressão. Entre os críticos estão desde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro a organizações sem relação com o governo que atuam na área de direito digital.

Os principais pontos 

Os entrevistados pelo Ibope responderam que a legislação sobre o tema deveria incluir os seguintes pontos:

De acordo com o instituto, os entrevistados responderam que a legislação sobre o tema deveria incluir os seguintes pontos:

1) correções de verificadores de fatos independentes (para 81%);

2) rotulagem de “robôs” (para 76%);

3) transparência em anúncios e postagens pagas (para 71%);

4) e remoção de contas falsas, com exceção de pseudônimos por segurança ou contas humorísticas (para 71%).

Nível de concordância

A pesquisa verificou o nível de concordância dos entrevistados com relação a quatro dos principais pontos do projeto de lei.

Veja abaixo:

1. Exigir que as redes sociais rotulem todos os anúncios e postagens pagas com informações sobre quem pagou por eles.

Concordam: 71%
Discordam: 23%
Não sabem/não responderam: 6%

2. Exigir que as redes sociais rotulem todos os “robôs”, ou seja, usuários que parecem pessoas de verdade, para que você saiba quando não estiver interagindo com uma pessoa real.

Concordam: 76%
Discordam: 20%
Não sabem/não responderam: 4%

3. Exigir que as redes sociais removam contas falsas que tentam enganar as pessoas, e ao mesmo tempo, garantir que as pessoas possam usar outro nome em seus perfis por motivos de segurança ou por serem contas de humor

Concordam: 71%
Discordam: 26%
Não sabem/não responderam: 3%

4. O Congresso Nacional deve obrigar por lei as empresas de redes sociais a mostrarem artigos com checagem de fatos independentes para todas as pessoas que foram expostas a conteúdo falso ou enganoso.

Concordam: 81%
Discordam: 15%
Não sabem/não responderam: 3%

Repercussão da pesquisa 

Após a divulgação do levantamento feito pelo Ibope, internautas usaram as redes sociais para criticar os números apresentados pela pesquisa.

No Twitter, muitos receberam a informação da pesquisa em tom de piada.

Entre os críticos está o deputado Eduardo Bolsonaro, que por meio do Twitter escreveu:

“Dos mesmos criados de ‘não passa de 1%’, ‘tem teto de 10%’, ‘perde para todos no 2º turno’, vem aí” [em referência a pesquisa em questão].

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br