✦ Geral
Tendência

Ibama libera licença ambiental para obras no Portão do Inferno

Com o contrato e a ordem de serviço já assinados, as obras devem começar em até cinco dias após a emissão da licença ambiental.

    Na tarde desta sexta-feira (28), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a licença ambiental para a execução das obras de corte do paredão superior do Portão do Inferno, localizado na MT-251, na divisa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A decisão foi comemorada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), que estava cumprindo agenda no norte do Estado.

Pelas redes sociais, o governador expressou seu agradecimento ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ao presidente do ICMBio, Mauro Pires, e à ex-deputada Rosa Neide, que tiveram um papel crucial no processo de liberação. “Uma boa notícia surgiu sobre o Portão do Inferno. O Ibama acabou de liberar a licença ambiental.

Quero agradecer muito o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o presidente do ICMBio, Mauro Pires e a ex-deputada Rosa Neide, que ajudou bastante nesse processo. […] Agora, com a licença na mão, nos próximos dias, a obra começa e vamos resolver definitivamente aquele problema ali do Portão do Inferno. Bora trabalhar!”, disse Mauro durante voo para a cidade de Juruena.

O governador também destacou a importância da articulação do deputado federal e chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), e dos senadores Wellington Fagundes (PL), Margareth Buzetti (PSD) e Jayme Campos (União Brasil). Além disso, ele mencionou a dedicação dos servidores das Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já realizou a licitação emergencial para a execução da obra, tendo a Lotufo Engenharia sido a empresa contratada com a melhor proposta financeira, de R$ 29,5 milhões.

Com o contrato e a ordem de serviço já assinados, as obras devem começar em até cinco dias após a emissão da licença ambiental.

O Projeto

O projeto de retaludamento foi escolhido após uma série de estudos realizados pela Sinfra. Ele consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e na criação de taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir deslizamentos de terra.

Esse processo permitirá que a estrada seja recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que atualmente existe no local.

Leia Também:  MPF obtém condenação de réus envolvidos por desvios de recursos em obras de assentamento no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade

A escolha pelo retaludamento levou em conta diversos fatores: maior segurança contra quedas de blocos e possível colapso do viaduto, menor custo financeiro, prazo de execução mais rápido, menor complexidade e menor impacto socioeconômico ao município de Chapada dos Guimarães.

As obras prometem resolver definitivamente os problemas de segurança na região, proporcionando mais tranquilidade e eficiência no tráfego entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br