✦ Geral

Governador sanciona lei que regulamenta provas equestres em Mato Grosso

 O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou, ontem, a lei que institui as normas e critérios para a realização e a fiscalização das atividades esportivas e culturais com a participação das espécies bovina e equina, para garantir o bem-estar dos animais em Mato Grosso. Os dados foram publicados no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje.

O projeto de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) foi aprovado pelos 21 parlamentares presentes na sessão que ocorreu no dia 14 do mês passado,  na Assembleia Legislativa. A matéria já tramitava desde fevereiro.

A lei regulamenta atividades esportivas com a participação de animais como patrimônio cultural imaterial do Brasil como o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos três tambores, team penning e work penning, paleteadas entre outras provas como Queima do Alho e concurso do berrante, apresentações folclóricas e de músicas.

A regulamentação é a primeira do Brasil e deve servir de modelo para outros Estados. Agora, os  organizadores de provas que envolvem animais passarão a ter segurança jurídica para evitar embargos, como aconteceu em Cuiabá durante a Semana do Cavalo, realizada por haras.

Do Só Notícias

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br