✦ Geral

A conexão Wi-Fi pode fazer o celular superaquecer e estragar&#63

 
 

 Perdi quatro celulares por superaquecimento, apesar de terem diferentes tempos de uso, marcas e até usuários prévios conhecidos que nunca passaram por este inconveniente. A única associação que vejo é o uso da mesma rede Wi-Fi privada de minha casa. Vocês têm informações para um usuário comum que possam ajudar a rastrear a fonte deste tipo de problema? Houve dispositivo que teve sua bateria estufada tamanho o nível de aquecimento do aparelho.

Também utilizei diversos apps antivírus, dentre os quais acusavam valores muito maiores de megabytes disponíveis pela rede Wi-Fi do que a contratada, de apenas um megabyte. – Higor

Independentemente da tarefa realizada pelo celular, cabe ao dispositivo se encarregar de que a operação não prejudique nenhum componente. Ou seja, o celular não pode se conectar ao Wi-Fi de tal maneira que isso danifique o aparelho.

A velocidade do Wi-Fi também não deve ter relação com isso: não só a velocidade informada é baixa, como o rádio de Wi-Fi do celular deve diminuir seu desempenho caso esteja muito quente.

Celular com bateria estufada pode até pegar fogo, e aquecimento do aparelho é uma das causas. — Foto: George Christidis/Creative Commons BY-NC-SA

Celular com bateria estufada pode até pegar fogo, e aquecimento do aparelho é uma das causas. — Foto: George Christidis/Creative Commons BY-NC-SA

Dá para pensar em duas possibilidades, no entanto, que ainda poderiam explicar essa situação:

1. Um aplicativo está usando o Wi-Fi indevidamente

Existem aplicativos que podem acionar certas funções quando uma conexão com o Wi-Fi é detectada. Essas funções podem nem estar relacionadas ao Wi-Fi, mas sim com algum processamento. O processamento, sim, é que vai deixar o celular com excesso de carga.

Isso chegou a ser registrado, por exemplo, com o vírus Loapi. O app fazia mineração de criptomoeda, aquecendo o celular por causa do excesso de processamento.

O conjunto de aplicativos que você utiliza não deve ser o mesmo que o das outras pessoas, mas é sempre semelhante em todos os aparelhos que você possui, o que pode explicar por que o problema volta a acontecer nos aparelhos que você usa, mesmo não acontecendo com outros que usam o mesmo aparelho.

Um problema no Wi-Fi até pode deixar alguns aplicativos “travando” ou em “loop infinito”, situação em que um programa repete o mesmo ciclo de operações, “girando em falso”, por assim dizer.

Se um site não puder ser acessado, por exemplo, um aplicativo pode ficar tentando realizar esse acesso infinitamente, consumindo o processamento do celular e fazendo ele superaquecer. Quando repetida seguidamente, até uma tarefa simples é suficiente para forçar o processador.

Isso pode inclusive dar a impressão de que a causa do problema é um Wi-Fi específico — se o endereço que o app tenta acessar não estiver disponível apenas naquele Wi-Fi, no caso. Mas a responsabilidade é do aplicativo, que deveria perceber o erro de conexão e encerrar a tentativa ou pelo menos definir um período de checagem (a cada 60 segundos, digamos) para não travar o processamento.

Há muitas outras possibilidades semelhantes, mas o importante é entender que o Wi-Fi, muito provavelmente, é no máximo uma causa indireta do que está acontecendo. Muitos aplicativos só baixam ou sincronizam determinadas informações quando detectam o Wi-Fi.

Infelizmente, redefinir o celular para os padrões de fábrica é a maneira mais fácil de verificar se isso está acontecendo.

Se o problema sumir quando nenhum aplicativo estiver instalado (exceto os que vieram de fábrica), é provável que o aquecimento esteja ocorrendo por causa de algum dos aplicativos que você instalou.

A restauração de fábrica fica nas Configurações do aparelho, confira um guia de como fazer.

Carregador inadequado também pode danificar o celular. — Foto: Altieres Rohr/G1

2. Problemas elétricos

Você pode ter problemas na instalação elétrica da sua residência, ou até no carregador que você utiliza.

Experimente consultar um eletricista para verificar se a tensão da sua instalação elétrica está correta ou troque de carregador.

Se você estiver usando um “carregador rápido”, veja se o problema ainda acontece com um carregador comum. De preferência, utilize apenas o carregador original do celular.

Em geral, cuidado com práticas que fazem o celular operar fora de suas especificações, como “root”, instalação de firmware de terceiros ou aplicativos fora das lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). Tudo isso tem potencial para deixar o aparelho em um estado inseguro, inclusive para seus componentes.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br