✦ Esportes

GP da Itália: Lewis Hamilton é pole com a volta mais rápida de todos os tempos na Fórmula 1

 A história da Fórmula 1 é escrita a cada dia, e, neste sábado, Lewis Hamilton escreveu um novo capítulo na briga contra os limites da velocidade: com o tempo de 1m18s887, o hexacampeão e líder do campeonato fez a pole position para o GP da Itália, quebrou o recorde de Monza estabelecido por Kimi Raikkonen em 2018 (1m19s169), e completou a volta mais rápida de todos os tempos numa pista da categoria, com uma média de 264,362 km/h.

Na etapa final da classificação, Hamilton superou o companheiro de equipe Valtteri Bottas por apenas 0s069 e alcançou sua 94ª pole position na F1 – se vencer neste domingo, o inglês ficará a apenas uma vitória de igualar o recorde de 91 triunfos de Michael Schumacher.

 

Outro destaque do treino foi Carlos Sainz Jr., que levou a McLaren ao terceiro lugar no grid, a 0s808 da pole de Hamilton. Sergio Pérez (Racing Point) e Max Verstappen (RBR) fecharam os cinco primeiros, enquanto Lando Norris (McLaren), Daniel Ricciardo (Renault), Lance Stroll (Racing Point), Alexander Albon (RBR) e Pierre Gasly (AlphaTauri) completaram o top 10.

Grid de largada

Resultado final da classificação do GP da Itália — Foto: Reprodução/FOM

Resultado final da classificação do GP da Itália — Foto: Reprodução/FOM

 
 

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Dos favoritos, Bottas fez de cara o melhor tempo do fim de semana, com 1m19s786, mas Hamilton já baixou para 1m19s539, enquanto Pérez completou a volta em 1m20s048, em terceiro, e Sainz ficou em quarto, com 1m20s099. Quem decepcionou na primeira volta foi Verstappen, que ficou apenas em sétimo na primeira parte do Q1 e depois melhorou para quinto.

 

Voltas de Leclerc e Magnussen são deletadas no treino do GP da Itália

Como em todos os treinos, os comissários não perdoaram os pilotos que excederam os limites da pista na saída da Curva Parabólica. Entre os que tiveram inicialmente suas voltas deletadas estavam Charles Leclerc, Kevin Magnussen, Alexander Albon e Pierre Gasly. O monegasco por sinal, só completou sua primeira volta a seis minutos do fim do Q1 e subiu para 11º.

 

Ocon reclama no rádio durante treino do GP da Itália

No último minuto, Hamilton melhorou para 1m19s514, e atrás dele, como se esperava, o tráfego foi pesado entre os pilotos na tentativa de se pegar o melhor posicionamento para abrir a última tentativa. Quem se deu mal foi Vettel, que foi eliminado por apenas 0s047.

Eliminados

16º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)
17º SEBASTIAN VETTEL (FERRARI)
18º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS
20º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

Resultado do Q1 na classificação do GP da Itália — Foto: Reprodução/FOM

Resultado do Q1 na classificação do GP da Itália — Foto: Reprodução/FOM

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Bottas começou o Q2 com o tempo de 1m19s417, mas logo em seguida Hamilton fez 1m19s092, então o novo recorde da pista e a volta mais rápida de todos os tempos na Fórmula 1. Pérez fez o terceiro tempo, à frente de Sainz e Verstappen.

 

Hamilton e Bottas lideram o treino do GP da Itália

A disputa pelas últimas vagas no Q3 foi muito acirrada nos minutos finais. Ricciardo acabou errando na sua tentativa derradeira e abortou a volta; para sorte deles, outros pilotos não melhoraram, como seu companheiro Esteban Ocon, que ficou em 12º e acabou eliminado.

 

Veja o minuto final do Q2 do treino do GP da Itália

Quem melhorou foi Bottas, que fez 1m18s952 com o cronômetro zerado e baixou ainda mais o recorde da pista. Único representante da Ferrari no Q2, Leclerc não conseguiu se classificar e ficou em 13º. Também caíram Daniil Kvyat, Kimi Raikkonen e Kevin Magnussen, que escapou da pista.

Eliminados

11º DANIIL KVYAT (ALPHATAURI)
12º ESTEBAN OCON (RENAULT)
13º CHARLES LECLERC (FERRARI)
14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
15º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

Resultado do Q2 na classificação do GP da Itália — Foto: Reprodução/FOM

Resultado do Q2 na classificação do GP da Itália — Foto: Reprodução/FOM

Q3 – dez minutos e disputa pela pole

As Mercedes continuaram soberanas no Q3. A exemplo do que ocorrera no Q1 e Q2, Bottas foi o primeiro a registrar tempo, com 1m19s121, mas Hamilton foi ainda mais rápido, com 1m19s068, sem baixarem o recorde do Q2.

 

Bottas e Hamilton seguem na liderança do Q3 do GP da Itália

Na última série de tentativas, Bottas chegou a tomar momentaneamente a pole de Hamilton, com 1m18s956, mas Hamilton recuperou a primeira posição e estabeleceu novo recorde, com 1m18s887, para confirmar mais uma pole position, com a volta mais rápida da história.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br