✦ Eleições 2022

PL é o partido com mais deputados eleitos no Nordeste

Sigla teve forte evolução na região nos últimos quatro anos, saindo de 11 para 23 deputados eleitos

   Apesar de o ex-presidente Lula (PT) ter conquistado a maioria dos votos válidos na Região Nordeste nas eleições presidenciais deste ano, foi o PL, de Bolsonaro, quem saiu como o grande vencedor das eleições para deputado federal nos nove estados nordestinos. Ao todo, a sigla elegeu 23 parlamentares na região no pleito de 2022, contra 21 do União Brasil.

Na comparação com 2018, o PL deu um enorme salto tanto no número de políticos eleitos quanto em sua posição entre as siglas que mais elegeram deputados na região. Há quatro anos, a legenda era a sexta entre aquelas com o maior número de eleitos, com 11 deputados. Neste ano, o partido passou para o primeiro lugar no Nordeste, com um acréscimo de 12 parlamentares ante 2018.

Na análise por estado, o domínio da sigla aconteceu no Ceará, onde cinco deputados federais foram eleitos. Em Pernambuco, no Maranhão e no Rio Grande do Norte, o PL elegeu quatro parlamentares em cada. Na Bahia, foram três eleitos, enquanto que na Paraíba foram dois e, em Sergipe, um deputado. Alagoas e Piauí não elegeram deputados da legenda.

VOTAÇÃO PERCENTUAL EM BOLSONARO CRESCEU
Entre 2018, quando foi eleito presidente pela primeira vez, e a atual eleição, Bolsonaro viu sua votação percentual crescer na região. Há quatro anos, o chefe do Executivo recebeu 7.453.206 votos, o equivalente a 15,1% do total recebido por ele no primeiro turno. Já em 2022, a votação aumentou para 8.787.394, que equivale a 17,2% dos votos que ele recebeu em todo o país.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br