✦ Eleições 2022

Lula propõe copiar medida fracassada da Argentina de reduzir exportação de carne

Antes da elevação de preços chegar ao patamar atual, Alberto Fernández, presidente argentino, aumentou impostos e tentou impor barreiras à exportação de carne, repetindo uma medida fracassada.

   Neste sábado (10), o ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva propôs limitar a exportação de carne para ter mais produtos no mercado interno, e assim, segundo ele reduzir o preço-  medida já adotada pela Argentina e foi um fracasso.

“O que eu quero é que vocês possam entrar no açougue e comprar carne. Por isso nós vamos ter que discutir o preço da carne nesse país. Nós vamos discutir se vai continuar só exportando ou se vai deixar um pouco pra nós comermos”, disse o petista, em evento realizado em Taboão da Serra (SP).

Economistas aumentaram suas estimativas para a inflação anual na Argentina em 2022 para 95%, apontou uma pesquisa mensal publicada na sexta-feira (9) pelo banco central argentino. O país luta para superar uma crise econômica prolongada marcada pela alta dos preços.

Antes da elevação de preços chegar ao patamar atual, Alberto Fernández, presidente argentino, aumentou impostos e tentou impor barreiras à exportação de carne, repetindo uma medida fracassada. 

Embora a medida possa colher benefícios políticos rápidos, as consequências de longo prazo para o setor de carne bovina são bem conhecidas na Argentina, que implementou restrições semelhantes por uma década até 2015: pecuaristas saem do negócio, a produção cai e a pressão sobre os preços é retomada.

 Se intervenções anteriores servirem de guia, reduzir exportação da carne brasileira, não seria o caminho para conter os preços, a não ser que a Argentina hoje, seja um exemplo de economia pujante, sabemos que não é.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br