✦ Eleições 2022

Campeão de votos nos presídios da Paraíba, Lula obtém 90,3% dos votos nessas urnas

Nem todos os que têm direito exerceram o voto nesse público. Cerca de 18 presos se abstiveram de votar, 2 anularam o voto e 2 votaram em branco.

   O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu 90,3% dos votos entre os eleitores privados de liberdade, na Paraíba, nas eleições de 2022. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 115 presos provisórios puderam votar em quatro municípios do estado.

As sessões eleitorais destinadas para esse público foram instaladas na Penitenciária Padrão Masculina de Campina Grande (26 eleitores), na Penitenciária Padrão de Santa Rita (31 eleitores), no Centro Educacional do Jovem – CEJ (36 eleitores), em João Pessoa, e na Cadeia Pública de Coremas (22 eleitores).

Lula ficou em primeiro, com 84 votos.

O candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar, com apenas 6 votos e 6,49% da votação nesse grupo do eleitorado.  Também receberam votos da população carcerária, os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), com 1 voto cada.

Nem todos os que têm direito exerceram o voto nesse público. Cerca de 18 presos se abstiveram de votar, 2 anularam o voto e 2 votaram em branco.

O número de votantes nos presídios aumentou em relação às eleições de 2018, quando 57 privados de liberdade participaram da votação. Na época, o candidato Fernando Haddad (PT) venceu com 77,1% dos votos. Esse ano, o número de eleitores aumentou para 115.

Presos provisórios podem votar, de acordo com a Constituição

De acordo com o TSE, 12.963 presos provisórios puderam votar nas eleições deste ano. Esse é um direito assegurado pela Constituição de 1988 e que também alcança jovens que cumprem medidas socioeducativas. Esses públicos não têm os direitos políticos suspensos.

Uma resolução do TSE considera preso provisório a pessoa recolhida em estabelecimento penal sem condenação criminal transitada em julgado. Já o adolescente internado é o maior de 16 e menor de 21 anos submetido a medida socioeducativa de internação ou a internação provisória. Na Paraíba, dos 105 votantes, 36 são jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br