✦ Educação
Tendência

Escolas cívico-militares fizeram cair violência e evasão escolar

Governo Lula optou por acabar com o Pecim, apesar dos bons resultados

    Em dezembro de 2022, o Ministério da Educação divulgou uma avaliação sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) com resultados positivos sobre a transformação de escolas regulares no modelo novo.

Uma pesquisa com cerca de 25 mil pessoas da comunidade escolar constatou que a violência física foi reduzida em 82%, a violência verbal diminuída em 75% e a violência patrimonial em 82%. A mesma pesquisa constatou que a evasão e o abandono escolar diminuíram em quase 80%. Outro dado positivo foi que 85% da comunidade respondeu satisfatoriamente ao ambiente escolar após a mudança para o modelo do Pecim.

Instituído em setembro de 2019, o Pecim passou a ser adotado em escolas públicas de ensino regular que possuíam baixo resultado no Ideb e que atendiam estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ao longo do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram criadas 202 escolas cívico-militares, sendo 39 unidades localizadas na região Norte; 26 na região Sul; 37 escolas no Nordeste, 46 no Sudeste e 54 no Sul. Juntas, atendem a mais de 120 mil alunos.

O programa foi encerrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (12), anunciando que as escolas serão transferidas, de forma progressiva, para o modelo regular de ensino.

Ao explicar um dos motivos para o fim do Pecim, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os recursos investidos neste modelo escolar poderiam ser mobilizados em outra prioridade.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br