✦ Economia

PIB da China cresce 18,3% no 1º trimestre e bate recorde para o período

 Na manhã desta sexta-feira (16), a China registrou seu crescimento trimestral mais forte, à medida que a segunda maior economia do mundo continua sua recuperação robusta da pandemia de coronavírus.

O crescimento do PIB da ditadura comunista de 18,3% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior foi o mais forte desde que a China começou a manter registros em 1992, e foi impulsionado por um aumento nas vendas no varejo, produção industrial e investimento em ativos fixos.

O grande salto reflete a profunda queda na atividade no início de 2020, mas mantém a China no caminho para um crescimento entre 8% e 9% em 2021, disseram economistas, muito à frente da meta oficial do governo chinês de mais de 6%.

“Estamos totalmente confiantes de que podemos manter o ritmo de recuperação atual ao longo do ano”, disse Liu Aihua, porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas, em uma entrevista coletiva em Pequim na sexta-feira.

As vendas no varejo do primeiro trimestre aumentaram 34% em relação ao ano anterior, enquanto o investimento em ativos fixos em áreas urbanas aumentou quase 26%. A produção industrial aumentou mais de 24%.

“O crescimento permanece muito forte neste estágio, já que os perdedores da Covid, como consumo [despesas de capital], estão se recuperando”, disse Larry Hu, economista-chefe para a China do Macquarie Group, em um relatório de pesquisa na sexta-feira.

As vendas no varejo melhoraram porque Pequim diminuiu as restrições a viagens após o feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro, acrescentou.

Os investimentos em manufatura e infraestrutura também aceleraram.

O comércio também deu um forte impulso. As estatísticas alfandegárias divulgadas no início desta semana mostraram que as importações aumentaram mais de 38% no mês passado em termos de dólares americanos em comparação com o ano anterior, um sinal de que a demanda na China está aumentando. As exportações cresceram quase 31%.

Hu disse que a força das importações é ampla, indicando uma “recuperação do consumo”. E Pequim deve facilmente atingir sua meta de crescimento de mais de 6% para 2021. “O crescimento poderia facilmente ir para 8-9% com a base baixa”, acrescentou Hu.

Os analistas da Nomura previram na sexta-feira que o PIB da China cresceria 8,9% em 2021.

No mês passado, o primeiro-ministro Li Keqiang disse que o governo havia estabelecido a meta de crescimento deste ano em “acima de 6%”.

Isso é mais do que suficiente para cumprir a meta de longo prazo do presidente Xi Jinping para a economia, embora ainda menos agressiva do que alguns observadores disseram que gostariam de ver.

Alguns analistas disseram que a meta cautelosa indica que o governo está levando em consideração o risco de a Covid-19 retornar.

No início deste mês, o Fundo Monetário Internacional elevou sua estimativa de crescimento para a China para 8,4% neste ano, dizendo que “medidas eficazes de contenção, uma resposta vigorosa ao investimento público e suporte de liquidez do banco central” facilitaram a recuperação do país.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br