✦ Economia

Juros do cartão de crédito chegam a 343,6%, os maiores desde 2017

A Selic está em 7,75% ao ano e há expectativa de mais elevações nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom)

  Reflexo da escalada da taxa Selic para conter a inflação, os juros cobrados de consumidores e empresas seguem em elevação. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central (BC).

A taxa de juros rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas bateu em 343,6% ao ano em outubro. Esse é o maior patamar registrado desde setembro de 2017.

Os juros rotativos são os mais caros do mercado e vêm se elevando desde junho, quando o BC tinha registrado leve recuo na comparação com maio. No cheque especial, a taxa anual de juros bateu os 128,8% no mês de outubro.

Esse movimento de alta reflete a elevação na Selic, a taxa básica de juros do país. Após permanecer boa parte da pandemia no menor patamar da história, de 2% ao ano, o BC vem elevando a taxa desde março desse ano, porque foi necessário apertar a política monetária para conter a inflação.

A Selic está em 7,75% ao ano e há expectativa de mais elevações nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

Ainda para as pessoas físicas, o BC registrou taxa média para empréstimos livres em 43,8% ao ano. Os principais aumentos foram registrados nas operações de crédito pessoal não consignado e crédito pessoal consignado para servidores públicos, além do cartão de crédito rotativo.

A elevação dos juros também atinge as empresas. Nas operações livres, a taxa média de juros para empresas chegou a 19,1% ao ano. Esse é o maior patamar desde agosto de 2019.

De acordo com o BC, os principais crescimentos de juros foram registrados nos custos de contratação de desconto de duplicatas e outros recebíveis, capital de giro com prazo menor que 365 dias e capital de giro com prazo superior a 365 dias.

O crédito em capital de giro é muito buscado por empresas para dar mais liberdade para os gastos. No caso do crédito para prazos de até um ano, os juros subiram 6 pontos percentuais de setembro, quando a taxa média era de 16,09% ao ano, para 22,11% a.a. em outubro.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br