✦ Economia

Inflação nos EUA derruba Dow Jones, que registra o pior dia desde junho de 2020

A queda dos preços do gás foi o principal contribuinte para a queda geral no IPC de agosto.

   As ações caíram fortemente nesta terça-feira (13), depois que um importante relatório de inflação de agosto chegou mais quente do que o esperado, prejudicando o otimismo dos investidores em relação ao arrefecimento dos preços e um Federal Reserve menos agressivo.

O Dow fechou quase 4% mais baixo, em 31.104,97, o S&P caiu 4,3% e o Nasdaq, de alta tecnologia, caiu mais de 5%, à medida que os investidores venderam empresas de companhias aéreas e construção a varejo e tecnologia.

A queda dos preços do gás foi o principal contribuinte para a queda geral no IPC de agosto. Os preços do gás caíram por 13 semanas consecutivas. Nacionalmente, um galão de gasolina custa atualmente uma média de US$ 3,71, de acordo com a AAA, abaixo da alta de mais de US$ 5 em junho.

Os preços dos carros usados ​​– outrora um dos principais impulsionadores da inflação – também caíram, assim como as passagens aéreas.

Mas os preços de outros bens e serviços ainda estão subindo. Os preços em geral subiram ligeiramente ao longo do mês, 0,1% acima de julho. E depois de retirar os custos de energia e alimentos, os preços subiram 6,3% nos últimos 12 meses, acima dos 6,1% em julho. Os aumentos foram amplos, com os preços de abrigo, alimentação e assistência médica subindo mais rapidamente.

O índice de alimentos aumentou 11,4% no ano passado, o maior aumento em 12 meses desde o período encerrado em maio de 1979.

Embora a taxa de inflação global tenha diminuído, ela ainda deixa a inflação a uma taxa nunca vista em quatro décadas e aumenta os ventos contrários enfrentados pelo governo Biden à medida que as eleições de meio de mandato se aproximam.

Apenas cinco ações do S&P 500 terminaram em território positivo. As ações de tecnologia foram particularmente atingidas, com a Meta, dona do Facebook, derrapando 9,4% e a gigante de chips Nvidia perdendo 9,5%.

A queda apagou quase todo o rali recente das ações, puxando o S&P 500 de volta ao seu fechamento de 3.908 em 6 de setembro e fazendo com que alguns traders olhassem para trás em meados de junho, quando o índice caiu abaixo de 3.700.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br