✦ Economia

Dólar chega à maior cotação da história na Colômbia após Petro falar em controles de capital

“Faz sentido aumentar as taxas de juros para conter a inflação?: Não”, escreveu o presidente. 

   O dólar atingiu uma alta histórica nesta desta quinta-feira (6), na Colômbia. A moeda quebrou todos os recordes. O dólar norte-americana abriu o dia na quinta-feira com uma média de 4.585 pesos, subindo mais de 130 pesos nas primeiras horas para chegar a 4.657 pesos às vezes, 67,5 acima do recorde histórico estabelecido em 12 de julho, quando era negociado a 4.589 pesos no set – Plataforma FX.

Com essa alta, o peso colombiano caiu mais do que as moedas das outras grandes economias latino-americanas, desvalorizando mais de 3% em apenas algumas horas. O real brasileiro caiu 0,48% e o peso chileno caiu 1,3%. Tudo isso um dia depois de ser anunciado que o país enfrenta a maior inflação do século, que chegou a 11,4% neste ano, e no mesmo dia em que o Congresso começa a discutir a reforma tributária, com a qual o governo espera arrecadar até 25 bilhões de pesos, cerca de 1,5% do PIB, em 2025.

A alta do dólar também ocorre apenas um dia depois que o presidente Gustavo Petro disse em sua conta no Twitter que os aumentos das taxas de juros do Banco de la República não visam combater a inflação e que um imposto sobre os fluxos de capitais poderia ser cobrado. “Faz sentido aumentar as taxas de juros para conter a inflação?: Não”, escreveu o presidente. E acrescentou: “Se as taxas de juros forem aumentadas para evitar a fuga de capitais, um imposto transitório poderá ser imposto sobre esses fluxos”.

O ex-ministro da Fazenda Mauricio Cárdenas insiste que essa valorização da moeda se deve a razões políticas e não econômicas: “As duas moedas mundiais que mais caem hoje são o rublo russo e o peso colombiano. Os dois exportadores de petróleo cujo preço está subindo. qual é a explicação Não é economia, é política”, escreveu ele em sua conta no Twitter. A análise de Juan David Ballén, diretor de estratégia do Grupo Aval, vai na mesma direção: “Propor controles de capital é uma má ideia, vai levar a uma maior desvalorização, inflação, juros e queda”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br