✦ Ciências e Tecnologia

Novo exame de sangue detecta dezenas de tipos de câncer

Exames de sangue são usados para detectar uma série de problemas de saúde

  Em breve, exames de sangue serão usados como triagem para verificar mais de cinquenta tipos de câncer. 

Desenvolvido pela empresa Grail, dos Estados Unidos, o novo exame de sangue procura alterações químicas em fragmentos do código genético — DNA livre de células (cfDNA) — que vazam dos tumores para a corrente sanguínea. 

As informações foram divulgadas pelo jornalista Joe Middleton, no portal britânico The Independent, na última sexta-feira (25).

Os cientistas envolvidos no experimento disseram que o teste detecta os tumores com precisão, inclusive os de difícil diagnóstico precoce, antes mesmo de eles apresentarem qualquer sintoma. 

Além disso, o exame tem baixa taxa de falsos positivos.

Os cientistas do sistema de Saúde do Reino Unido investigaram o desempenho do novo exame em 3.537 pessoas, 2.823 com câncer e 1.254 pessoas sem.

O teste identificou corretamente a presença da patologia, em todos os estágios, em 51,5% dos casos, e incorretamente em apenas 0,5%. 

O exame também detectou corretamente o tecido em que o câncer estava localizado no corpo em 88,7% dos casos.

O pesquisador americano Eric Klein, um dos autores do estudo, declarou:

“Encontrar o câncer precocemente, quando o tratamento tem maior probabilidade de ter sucesso, é uma das oportunidades mais significativas que temos de reduzir o fardo do câncer”, afirmou.

E acrescentou:

“Esses dados sugerem que, se usado junto com os testes de triagem existentes, o teste de detecção de múltiplos cânceres pode ter um impacto profundo em como o câncer é detectado e, em última análise, na saúde pública.”

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br