✦ Ciências e Tecnologia

GETTR: a nova rede social contra censura que está virando febre nos Estados Unidos

Em curto período, plataforma já registra números surpreendentes

 O ex-conselheiro do republicano Donald Trump, Jason Miller, anunciou o lançamento de uma nova plataforma de mídia social chamada GETTR.

Conforme relatado pelo articulista, a ferramenta visa “combater a cultura de cancelamento, promover o bom senso, defender a liberdade de expressão, desafiar os monopólios de mídia social e criar um verdadeiro mercado de ideias”.

O aplicativo e o site foram lançados oficialmente e já registram milhões de downloads pelo mundo.

Desde que foi banido do Twitter em 8 de janeiro de 2021 —com o Facebook rapidamente seguindo o exemplo— o ex-presidente Donald Trump e sua equipe discursavam abertamente sobre o desejo de criar sua própria plataforma.

Em março, Miller disse à Fox News que o ex-mandatário retornaria às mídias sociais em sua nova plataforma nos próximos meses. E em uma entrevista à Fox na última quinta-feira (1), ele anunciou que GETTR estava pronto e estaria disponível em escala mundial.

“Isso está relacionado ao Dia da Independência”, disse Miller à Fox News.

“Independente dos monopólios de mídia social, independente da cultura de cancelamento; abraçar a liberdade de expressão — nosso lançamento no domingo [4 de julho] é muito intencional”, acrescentou.

Em reação ao anúncio, internautas comemoraram a notícia, destacando a grande estrutura da rede social, que deve se manter como uma mídia social fixa a contrapor as Big Techs [grandes empresas de tecnologia].

Autoridades mundiais 

Políticos de espectro conservador estão aderindo ao GETTR. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apontado com um dos entusiastas, ainda não tem perfil oficial, mas deve anunciar a criação nos próximos dias.

Cientes do possível crescimento e consolidação da rede, lideranças globais já estão criando seus perfis na plataforma, a exemplo de Mike Pompeo (ex-diretor da CIA e ex-secretário de Estado-EUA); Jenn Pellegrino (comunicadora-EUA), Dr. Ben Carson (ex-secretário do departamento urbano-EUA), entre outros.

No Brasil, já estão cadastrados o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) e outras figuradas do eixo conservador, incluindo os jornalistas Paulo Figueiredo Filho e Thimoteo Oliveira, e o presidente Jair Bolsonaro.

Explorando o GETTR

Oferecido como uma alternativa ao Twitter, a GETTR é bastante semelhante ao rival. Navegando pelo dispositivo é possível perceber as semelhanças com a plataforma de Jack Dorsey, visto que existe a ferramenta dos trending topics, incluindo notícias do momento, enquanto no centro estão sugeridos perfis e postagens publicadas.

O design é outro ponto que chama bastante atenção —trazendo uma série de semelhanças à rede do passarinho azul— graças aos quadrados com cantos arredondados e a fonte quase idêntica. Por fim, GETTR possui um menu com várias seções como configurações e perfil pessoal, juntamente com o botão vermelho ‘postar’, introduzindo o usuário a gerar conteúdos.

Apesar de ser nova no mercado, a rede social já está coletando excelentes resultados, tendo em vista os milhões de novos usuários de ponta-a-ponta do globo: alçando posições surpreendentes nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br