✦ Brasil

Sem luz desde terça-feira, Macapá decreta estado de calamidade pública

  O prefeito petista de Macapá Clécio Luís decretou nessa quinta-feira (05) estado de calamidade pública por 30 dias.

Dos 16 municípios do Amapá, 14 estão sem eletricidade desde a noite de terça-feira (03).

“Nós alteramos o decreto de calamidade pública em razão do apagão. Estava só para pandemia. Estamos tendo dificuldade de comprar outros tipos de insumos. Então o decreto de calamidade pública vai nos ajudar a resolver problemas nesses dias enquanto não se encontra solução definitiva do apagão“, disse Clécio Luís.

O petista assinou outro documento autorizando postos de combustíveis a funcionar 24 horas por dia. Por causa de medidas de prevenção contra a covid-19, os locais podiam ficar abertos de 6h até 22h.

A prefeitura disponibilizou 6 caminhões pipas. Dois serão usados para abastecer hospitais e UBSs e 4 para bairros da cidade, ainda não especificados. Como a água fornecida não é potável, deve ser usada apenas para afazeres domésticos e higiene pessoal.

A segurança nas ruas foi reforçada. As escolas e UBSs terão apoio da Guarda Civil Municipal. A Defesa Civil, assistência social e zeladoria urbana estão disponíveis em caso de novas chuvas.

Na terça-feira (03), incêndio atingiu uma subestação de Macapá e danificou 2 dos 3 transformadores. O 3º está em manutenção desde dezembro de 2019.

O dano nos equipamentos fez com que o abastecimento fosse interrompido nas linhas de transmissão Laranja/Macapá e nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, que abastecem a região.

O ministro do Minas e Energia Bento Albuquerque disse na quinta-feira (05) que o restabelecimento de até 70% da carga de energia elétrica no Amapá deverá acontecer nesta sexta-feira.

O fornecimento de 100% da energia só será retomado em 15 dias, quando 1 segundo transformador chegará ao Estado. A segurança do sistema elétrico, porém, só estará estabelecida em 30 dias, quando o 3ª transformador for instalado.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br