✦ Brasil
Tendência

Operação contra garimpo ilegal apreende maquinário e armas no Pará

Foram desativados 14 acampamentos e destruídos cinco escavadeiras hidráulicas, 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto

    Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar Ambiental do Pará desarticulou quatro garimpos ilegais de ouro e um de cobre em São Félix do Xingu, no sudoeste do estado.

A ação, que ocorreu na última quarta-feira (24), contou com a participação de 24 policiais federais, agentes do ICMBio e policiais militares. Diversos trabalhadores foram ouvidos e, com base nos depoimentos, foram identificados os financiadores das atividades ilícitas. A PF abriu uma investigação para apurar os fatos.

Foram desativados 14 acampamentos e destruídos cinco escavadeiras hidráulicas, 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local. Também foram apreendidas armas e munições, em quantidade não confirmada pelos agentes.

A operação faz parte de um plano para identificar a origem da contaminação da bacia hidrográfica da região. “As ações conjuntas têm como objetivo impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiunas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias”, consta no comunicado divulgado à imprensa.

Segundo a PF, a inutilização do maquinário é feita na impossibilidade de removê-lo do local. Os equipamentos serão transformados em sucata.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br