✦ Brasil
Tendência

Odebrecht: Toffoli anula provas da contra Paulo Bernardo

Essa decisão reforça a importância do respeito aos direitos e garantias constitucionais, bem como a necessidade de se observar os princípios do devido processo legal e da ampla defesa, assegurados a todo cidadão.

   Nesta segunda-feira, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação das provas coletadas em decorrência do acordo de leniência da Odebrecht em relação ao ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que é réu em uma ação penal no estado do Rio Grande do Sul.

Essa decisão pode trazer consequências significativas para o processo, já que as provas obtidas podem ter sido indispensáveis para a acusação. A medida se baseia em uma tese jurídica que defende que as informações advindas do acordo de leniência deveriam ter sido compartilhadas com todas as partes envolvidas no processo, o que não aconteceu no caso em questão.

Essa decisão reforça a importância do respeito aos direitos e garantias constitucionais, bem como a necessidade de se observar os princípios do devido processo legal e da ampla defesa, assegurados a todo cidadão. Além disso, coloca em evidência a atual crise política e jurídica que enfrentamos, criando a expectativa de que tais questões sejam abordadas e solucionadas com transparência e imparcialidade.

“No total, a exordial contém 37 referências aos mencionados sistemas ao longo das suas 51 páginas. O mesmo se vê na decisão que admitiu o processamento da denúncia, ao consagrar, como elementos cruciais de convicção, os sistemas da Odebrecht obtidos por meio do acordo de leniência”, escreveu Toffoli.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br