✦ Brasil

Líder do MTST poderá assumir ministério ligado ao Agro

João Pedro Stedile chegou a dizer que as invasões de terra voltariam com a eleição de Lula

   João Pedro Stedile, principal líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), está cotado para assumir, no governo Lula (PT), o Ministério do Desenvolvimento Agrário, pasta responsável pela proposição de políticas públicas voltadas à reforma agrária, além de fortalecimento do segmento rural. Recentemente, o líder chegou a declarar que as “mobilizações de massa” do MST retornariam com a eleição do petista.

As declarações foram feitas durante a campanha, antes da definição do pleito. Nas palavras de Stedile, a vitória de Lula traria “reânimo” para as mobilizações.

– Acho que a vitória do Lula, que se avizinha, vai ter uma consequência natural, psicossocial nas massas, um reânimo para nós retornamos as grandes mobilizações de massa – disse em um podcast no mês de outubro.

O líder ainda apontou que movimentos de massa não se tratam “apenas de passeatas”.

– Movimentos de massa não é só fazer passeata. É quando a classe trabalhadora recupera a iniciativa na luta de classes, então ela passa a atuar na defesa de seus direitos da mínima forma, fazendo greves, fazendo ocupações de terra, ocupações de terreno, mobilizações, como foi naquele grande período de 78 a 89 – afirmou.

De acordo com o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, as invasões e ocupações ilegais de imóveis rurais caíram para nove ao ano durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Durante os dois governos anteriores de Lula a média foi de 246 ocupações ao ano.

O próprio Stedile admitiu que houve um “refluxo do movimento de massas” na gestão de Bolsonaro, que se encerra em 31 de dezembro.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br