✦ Brasil
Tendência

Jean Wyllys terá que apagar post contra apoiador de Bolsonaro

Determinação é do Tribunal de Justiça de São Paulo

     O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o ex-deputado federal Jean Wyllys remova publicações contra o empresário e presidente do PTB-SP, Otávio Fakhoury. As postagens foram feitas em setembro de 2021 durante os trabalhos da CPI da Covid no Senado. À época, Jean Wyllys escreveu que Fakhoury era um “mentiroso sórdido” e espalhava fake news.

Na decisão, em caráter liminar – ou seja, provisória -, o juiz substituto Valentino Aparecido de Andrade afirmou que o conteúdo das publicações podem “causar momentosos efeitos contra a imagem, a honra e a dignidade” de Fakhoury.

Valentino afirmou ainda, em seu despacho, que as publicações devem ser “imediatamente removidas” das redes sociais pelo provedor.

– Pois que doto de efeito ativo este agravo de instrumento para, assim, determinar que o conteúdo das publicações feitas agravado em suas redes sociais, objeto desta demanda, sejam imediatamente removidas, requisitando-se ao respectivo provedor que cumpra esta decisão – disse, na liminar.

A decisão é do último dia 12. Até o início da tarde desta quinta-feira (20), as postagens ainda estavam no ar.

O processo movido por Fakhoury faz referência às publicações do ex-deputado no dia 30 de setembro de 2021, durante o andamento da CPI da Covid no Senado Federal.

Na postagem, Jean Wyllys disse que Fakhoury era um “mentiroso sórdido” porque, ao depor na CPI da Covid, o apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia dito que nunca disseminou fake news. Fakhoury, de acordo com Jean Wyllys, teria disseminado notícias falsas relacionadas ao atentado à faca sofrido por Bolsonaro na campanha de 2018.

– Fakhoury foi um dos principais motores dessa trama sórdida contra mim, espalhando e impulsionando por meio de perfis uma mentira gravíssima (fake news) que até os dias de hoje tem impacto nocivo em minha vida – disse.

As postagens de Jean Wyllys também citam o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e ocorreram depois de uma discussão envolvendo o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Durante a sessão, o petista havia exposto o que considerou um ataque homofóbico de Fakhoury. Do Val saiu em defesa de Contarato.

Jean Wyllys escreveu, à época, que estava “espantado” com a solidariedade de do Val.

– Do Val disse ter “vergonha de Fakhoury”. Estranho, já que Marcos do Val estava ao lado de Fakhoury na disseminação da fake news que me envolvia no episódio do atentado a Bolsonaro – disse.

E continuou:

– Ambos são peças da engrenagem bolsonarista de fabricação e disseminação de mentiras, fake news e outras fraudes a favor do governo Bolsonaro. Sua “solidariedade” é falsa.

Ao Estadão, a assessoria de Jean Wyllys afirmou que o ex-deputado não tem conhecimento da sentença e que está cumprindo agenda na Bahia e visitando a família. À reportagem, Fakhoury afirmou que a postura do ex-parlamentar é “reincidente em fazer acusações falsas”. A assessoria de do Val afirmou que o senador não irá se pronunciar.

*AE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br