✦ Brasil

Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming deixa o cargo após 3 anos

Ele cita ainda que a cooperação entre os dois países proporciona um sólido apoio ao desenvolvimento nacional e assume uma relevância global cada vez maior.

   Na tarde desta sexta-feira (25), o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, anunciou que está deixando o cargo, após três anos. O anúncio foi feito por ele pela rede social Twitter.

Em tuites, fez um breve balanço de sua atuação: “graças ao esforço conjunto de todos os setores das sociedades, as relações China-Brasil vêm amadurecendo e consolidando-se. Temos uma cooperação frutífera em vários campos, intercâmbio social mais intenso e uma concertação mais estreita em assuntos multilaterais”.

Ele cita ainda que a cooperação entre os dois países proporciona um sólido apoio ao desenvolvimento nacional e assume uma relevância global cada vez maior.

Antes de atuar no Brasil, Wanming foi embaixador no Chile e na Argentina. Uma das figuras mais próximas dele, na política brasileira, é o governador de São Paulo, João Doria.

A aproximação entre eles foi mais intensa a partir de 2020, quando o Instituto Butantan passou a fabricar a vacina CoronaVac em parceria com a companhia chinesa Sinovac.

Outra figura próxima é a ministra da agricultura, Teresa Cristina. A China é o principal comprador da soja brasileira.

Na sua trajetória como embaixador, o diplomata se envolveu em polêmicas com o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República e classificou o então presidente americano Donald Trump como o “grande humorista desavergonhado do mundo neste século.” Em pelo menos uma vez, ele recuou, Acabou desfazendo um retuite em que definia a família Bolsonaro como “o grande veneno desse país”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br