✦ Brasil

Donos de restaurantes processam Estados e municípios por lockdown

  A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressou na Justiça com ações civis públicas em 26 Estados, mais o Distrito Federal, e nos 275 municípios em que tem associados.

Os alvos da ação são prefeitos e governadores. De acordo com a entidade, os processos reivindicam reparação dos governos em razão dos lockdowns.

“O Estado impôs uma regra, o fechamento, e essa imposição trouxe perdas. Então, ele é responsável”, declarou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo na quinta-feira (10) ao mencionar que o próximo passo será pôr em xeque a cobrança de impostos durante o confinamento.

O mais recente levantamento realizado em maio pela Abrasel estima que 40% dos restaurantes especializados em comida a quilo fecharam no país devido à crise econômica provocada pelas medidas restritivas. O Brasil tinha cerca de 200 mil estabelecimentos desse tipo antes da epidemia de coronavírus; hoje, tem 120 mil.

Em regiões com grande concentração de escritórios, o isolamento e o grande número de pessoas em home office reduziram o movimento nos estabelecimentos. Segundo a Abrasel, os restaurantes por quilo ou self-service, que tinham grande procura antes da crise, atualmente têm menos de 10% do movimento pré-pandemia.

Na capital paulista, 12 mil bares e restaurantes deixaram de existir desde que o coronavírus desembarcou no Brasil. Antes de as autoridades decretarem o “fique em casa”, o setor contabilizava 1,8 milhão de empregados. Agora, os registros mostram que 400 mil pessoas perderam seus postos de trabalho.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br