✦ Agronegócio

Vai faltar ovo no mundo? O que se sabe da crise que esvazia prateleiras

A falta de chuvas em 2020 fez com que a safra do milho fosse 16% menor do que no período anterior, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), elevando fortemente o preço dos grãos no país.

      Consumidores de países como Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Nova Zelândia estão enfrentando neste início de ano uma escassez global de ovos de galinha. 

Nos Estados Unidos, a falta de ovos se deve principalmente a um surto de gripe aviária, na Europa, a oferta de ovos vem sendo afetada, além da gripe aviária, pela alta dos custos de grãos e energia elétrica em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia. Já na Nova Zelândia, um processo gradual de zerar a criação de aves poedeiras em gaiolas que começou em 2012 tinha como limite 1º de janeiro de 2023. A mudança na legislação elevou os custos de produção e o aumento da demanda não acompanhou a novidade.

Com a alta dos preços nos Estados Unidos, autoridades vêm aumentando as apreensões de ovos contrabandeados na fronteira com o México.

E no Brasil, pode faltar ovo? 

Não existe o problema da gripe aviária no território nacional, portanto, não devem faltar ovos para os consumidores brasileiros. O que pode acontecer, no entanto, é a manutenção de preços elevados devido a uma produção menor prevista para 2023.

A falta de chuvas em 2020 fez com que a safra do milho fosse 16% menor do que no período anterior, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), elevando fortemente o preço dos grãos no país. Isso explica a queda na produção de ovos no Brasil em 2022, que deverá se manter neste ano. 

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br