✦ Agronegócio
Tendência

Os ovos de Páscoa não existiriam sem o agronegócio: Entenda a importância do Brasil para o mercado internacional

Para fazer os ovos de chocolate são necessários três ingredientes básicos: cacau, açúcar e leite. A existência deles está diretamente ligada à produção rural.

   O doce símbolo da Páscoa não existiria sem o agronegócio. Os ovos de chocolate feitos para o feriado cristão dependem de uma cadeia de produção que começa nas fazendas. E o Brasil tem expressão neste mercado.

Para fazer os ovos de chocolate são necessários três ingredientes básicos: cacau, açúcar e leite. A existência deles está diretamente ligada à produção rural.

Desse modo, o doce que deixa crianças e adultos mais felizes na Páscoa faz parte do agronegócio. E os produtores rurais brasileiros dão uma grande contribuição para este mercado.

Páscoa, Brasil e o agronegócio

A safra brasileira de cacau, por exemplo, se concentra em dois Estados: Pará e Bahia. Juntos, eles respondem por quase 95% da produção da fruta, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, a colheita deste ano deve resultar em quase 285 mil toneladas das sementes que dão origem à matéria-prima para a produção. A quantidade corresponde a 15% mais que a moagem do item realizada no país em 2022.

Por sua vez, a produção de leite gira em torno de 35 bilhões de litros por ano — suficiente para fazer o chocolate sem deixar de abastecer o consumo in natura das famílias e da indústria de laticínios. Neste caso, o destaque fica para Minas Gerais, Estado que possui 20% do rebanho leiteiro do país.

Quanto ao açúcar, por fim, o Brasil é líder mundial, responsável por 20% de toda a produção do planeta. O Estado de São Paulo se destaca, respondendo por 63% de toda a fabricação nacional.

Créditos: Revista Oeste.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br