✦ Agronegócio

Europa está comprando mais agroprodutos do Brasil

Em termos gerais, porém, as compras externas caíram para o bloco europeu

  O valor total do comércio agroalimentar da União Europeia, que inclui exportações e importações, somou 157,1 bilhões de Euros nos seis primeiros meses de 2021, de acordo com levantamento divulgado pela Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia. O gasto com alimentos registrou, assim, um aumento de 3% em relação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o relatório da Comissão Europeia, as exportações aumentaram quase 6%, para 95,3 bilhões. Por outro lado, as importações diminuíram 1%, para 61,8 bilhões. O superavit comercial ficou em 33,5 bilhões de euros no período de janeiro a junho deste ano, o que representou um aumento de 21% na comparação homóloga.

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países que mais aumentaram suas vendas ao velho continente no primeiro semestre, somando 614 milhões de euros. Os produtos com maiores aumentos nas importações foram borra de óleo de soja (mais 877 milhões de euros) e os grãos de soja (mais 739 milhões). Já as maiores descidas foram nos frutos tropicais, frutos secos e especiarias (menos 733 milhões de euros) e no café não torrado e chá (menos 245 milhões).

O vinho, com mais 2 bilhões de euros, e os licores e bebidas alcóolicas, com 1 bilhão de euros, foram as categorias de produto mais exportados: 33% e 35%, respetivamente. O trigo (menos 1,3 bilhões de euros) e a comida infantil (menos 566 milhões) foram as categorias com as maiores quedas.

Mercados em que a Europa aumentou a exportação:

Suíça (+ 414 milhões de euros);
Noruega (+ 383 milhões);
Israel (+ 204 milhões);
Canadá (+ 200 milhões).

Mercados em que a Europa aumentou a importação:

Brasil (+ 614 milhões de euros);
Índia (+ 324 milhões);
Austrália (+ 320 milhões);
Sérvia (+ mais 213 milhões);
Argentina (+ 155 milhões).

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br