✦ Saúde
Tendência

Pomada De Venda Livre Demonstra Poderosa Resposta Imunológica Contra COVID-19 E Influenza, Revela Pesquisa De Yale

Os vírus da influenza respondem por até 5 milhões de casos de doenças graves e 500.000 mortes anualmente em todo o mundo.

    Um novo estudo liderado pela Universidade de Yale sugere que uma variedade de infecções virais respiratórias — incluindo COVID-19 e influenza — podem ser preveníveis ou tratáveis com um antibiótico genérico que é administrado nas passagens nasais.

Uma equipe liderada por Akiko Iwasaki, da Yale, e o ex-pesquisador de Yale, Charles Dela Cruz, testaram com sucesso a eficácia da neomicina, um antibiótico comum, para prevenir ou tratar infecções virais respiratórias em modelos animais quando administrado aos animais via nasal. A equipe então descobriu que a mesma abordagem nasal — desta vez aplicando a pomada de venda livre Neosporin — também desencadeia uma rápida resposta imune por genes estimulados por interferon (ISGs) nos narizes de seres humanos saudáveis.

Os resultados foram publicados no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Esta é uma descoberta emocionante, que uma pomada antibiótica de venda livre e barata pode estimular o corpo humano a ativar uma resposta antiviral”, disse Iwasaki, a Professora Sterling de Imunobiologia e professora de dermatologia na Escola de Medicina de Yale e co-autora sênior do novo estudo.

“Nosso trabalho apoia ações preventivas e terapêuticas da neomicina contra doenças virais em modelos animais, e mostra o bloqueio eficaz da infecção e transmissão”, disse Iwasaki, que também é professora de biologia molecular, celular e do desenvolvimento na Faculdade de Artes e Ciências de Yale, professora de epidemiologia na Escola de Saúde Pública de Yale e investigadora no Instituto Médico Howard Hughes.

Os vírus respiratórios afetam milhões de pessoas a cada ano. A pandemia global de COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, levou a 774,5 milhões de casos em todo o mundo até fevereiro de 2024, com mortalidade global de 6,9 milhões de pessoas. Os vírus da influenza respondem por até 5 milhões de casos de doenças graves e 500.000 mortes anualmente em todo o mundo.

Atualmente, a maioria das terapias usadas para combater infecções virais respiratórias — incluindo antivirais, anticorpos monoclonais e terapia com plasma convalescente — são administradas por via intravenosa ou oral. Elas se concentram em interromper a progressão de infecções existentes.

Uma terapia centrada no nariz tem uma chance muito maior de interromper as infecções antes que possam se espalhar para o trato respiratório inferior e causar doenças graves, disseram os pesquisadores.

“Este trabalho colaborativo multidisciplinar combinou insights importantes de experimentos de modelagem de infecção pulmonar em animais com a avaliação do estudo humano desta abordagem intranasal para estimular a imunidade antiviral”, disse Dela Cruz, ex-professor associado de medicina pulmonar, cuidados intensivos e do sono, e de patogênese microbiana na Escola de Medicina de Yale e ex-diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento de Infecções Pulmonares. Dela Cruz está atualmente na Universidade de Pittsburgh.

Em seu estudo, os pesquisadores descobriram que camundongos tratados intranasalmente com neomicina mostraram uma robusta linha de defesa de ISGs contra tanto o SARS-CoV-2 quanto uma cepa altamente virulenta do vírus influenza A. Os pesquisadores também descobriram que um tratamento intranasal de neomicina mitigou fortemente a transmissão por contato do SARS-CoV-2 em hamsters.

Em seres humanos saudáveis, a aplicação intranasal de Neosporin (contendo neomicina) também iniciou uma forte expressão de ISGs em um subconjunto de voluntários, disseram os pesquisadores.

“Nossas descobertas sugerem que podemos ser capazes de otimizar este antibiótico genérico e barato para prevenir doenças virais e sua disseminação em populações humanas, especialmente em comunidades globais com recursos limitados”, disse Iwasaki. “Esta abordagem, por ser direcionada ao hospedeiro, deve funcionar independentemente do vírus.”

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br