✦ Saúde
Tendência

Estas bebidas aumentam risco de câncer de fígado e doenças hepáticas

Os pesquisadores pediram para as voluntárias relatarem sua ingestão habitual de bebidas açucaradas, refrigerantes regulares e sucos de frutas.

   Os autores de um novo estudo publicado na revista Jama Network Open observaram que existe uma “associação estatisticamente significativa” entre o consumo de bebidas açucaradas e doenças hepáticas e câncer. Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou dados de um total de 98.786 mulheres.

Os dados dos participantes saíram de um estudo que envolveu 40 ensaios clínicos entre 1993 e 1998. Todas as mulheres envolvidas nos dados tinham entre 50 e 79 anos na época dos testes.

Segundo os autores, até então, existiam apenas dois estudos anteriores que avaliaram a associação entre bebidas açucaradas e câncer de fígado.

Detalhes do estudo

Os pesquisadores pediram para as voluntárias relatarem sua ingestão habitual de bebidas açucaradas, refrigerantes regulares e sucos de frutas.

Eles precisavam declarar se “nunca” tomavam as bebidas ou a registrar quantas bebidas de cada uma consumiriam em um dia. Cerca de 6,8% (6.692) das participantes relataram consumir uma ou mais bebidas açucaradas por dia. Enquanto isso, 13,1% (8.506) bebiam uma ou mais bebidas com sabor artificial todos os dias.

A equipe de pesquisa descobriu que, em uma média de 20,9 anos de acompanhamento, 207 pessoas apresentaram câncer de fígado.

Na análise, houve 148 casos de morte relacionados à doença hepática crônica entre as participantes.

No entanto, os autores declararam que as evidências para as associações entre dieta e mortalidade por doença hepática crônica são limitadas. Eles afirmaram que mais estudos são necessários para confirmar essas descobertas e identificar as interações que ocorrem

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br