✦ Saúde

Câncer de boca: quais os sintomas e como prevenir

Hábitos saudáveis e a visita regular a um cirurgião-dentista podem evitar o aparecimento e agravamento da doença, alerta especialista.

   No Brasil, a média de novos casos de câncer bucal é de 11 mil em homens e 4 mil em mulheres, por ano. Os números levantados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que, a cada 100 mil homens, 10 casos surgirão da doença; e a cada 100 mil mulheres, pouco mais de 3, elevando a doença ao topo entre os mais frequentes tipos de cânceres.

Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o tumor maligno pode afetar lábios e toda a parte interna da boca. “Apenas 15% da população brasileira frequenta o dentista regularmente e essa cultura precisa mudar tendo em vista que o acompanhamento da saúde bucal pode salvar vidas”, afirma o pesquisador e professor do curso de Odontologia da Unic, Luiz Volpato.

Entre os fatores que contribuem para o surgimento do tumor, o especialista destaca o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção, excesso de gordura corporal, o contato constate com amianto, fuligem de carvão, bem como poeira de madeira, couro, cimento e cereais, além de infecção por papilomavírus humano (HPV).

“Se há lesões na cavidade oral, além de lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias e o fato da lesão não “desaparecer” nesse período, já serve de alerta para o paciente. Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochecha, bem como presença de nódulos (caroços) no pescoço são sinais comuns do carcinoma”, alerta o especialista.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de boca está entre os dez tipos mais comuns no Brasil e é mais comumente encontrado em homens acima de 40 anos.

Hábitos saudáveis são como aliados na prevenção

Adotar hábitos saudáveis é um grande aliado na batalha contra inúmeras doenças ao longo da vida sejam elas cardiovasculares, respiratórias crônicas ou renais; e o câncer não está fora desta lista.

Confira abaixo quais práticas podem te auxiliar:

Manter a higiene bucal;

Ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais, principalmente vitamina C;

Evitar o consumo de fumo e de álcool;

Consultar regularmente um dentista;

Equilibrar o peso corporal;

Usar preservativo na prática do sexo oral.

Para Volpato, a visita periódica ao dentista é muito importante para a identificação precoce desta e de outras doenças que podem passar despercebidas pelo paciente. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e o sucesso do tratamento”, conclui.

Em casos de diagnóstico positivo deve-se partir para o tratamento do câncer, que é conduzido por uma equipe multiprofissional e pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia de forma conjunta ou isolada. A avaliação médica é quem determinará a melhor forma de tratamento e cerca de 80% dos casos, se acompanhados, têm cura.

Participe do nosso GrupoEntre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

cidadenewsonline

Eu sou Valmir Da Silva Oliveira, nascido na Cidade de Terra Rica-PR em Dezembro do ano de 1966. Atualmente moro na cidade de Marcelândia-MT desde o ano de 1987, casado pela 2ª vez, tenho dois filhos do primeiro casamento, Sendo eles; Alan Marcos de Oliveira, nascido na Cidade de Colíder em 21 de Maio de 1993, e Alison Vinício de Oliveira, nascido em Marcelândia-MT, em 18 de novembro de 1997. Sou Radialista desde 1998. Atualmente estou na Rádio Comunitária Cidade FM 87,9 MHZ de Marcelândia. Sou Diretor presidente do Portal de Notícias http://www.cidadenewsonline.com. Minha esposa atual, Srª. Dorilane Gaúna Rodrigues da Silva

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site